Jaguariúna é eleita a 6ª Melhor Cidade do Brasil

seta-voltar-jaguariuna

Jaguariúna é eleita a 6ª Melhor Cidade do Brasil
Município também ocupa o 11º lugar em Acesso Digital ao Conhecimento

Jaguariúna é destaque no ranking “As Melhores Cidades do Brasil 2015” como reconhecimento às boas práticas da administração municipal. O município foi eleito pela Revista Isto É em pesquisa realizada pelo instituto Austin Rating que mapeou o nível socioeconômico dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros e no ranking geral das cidades de pequeno porte (até 50 mil habitantes), Jaguariúna ficou em 6º lugar do País e 1º lugar do Estado de São Paulo.

Para atingir tal objetivo, a Austin Rating desenvolveu o Índice de Inclusão Social e Digital (IISD), que analisa 212 indicadores relacionados às áreas social, econômica, fiscal e digital e permite hierarquizar as cidades com foco na igualdade das oportunidades entre seus habitantes.

No cálculo do IISD, há 21 indicadores chamados de determinantes em virtude de sua representatividade nos grupos. Sua pontuação é somada após aplicação de sua ponderação. Já os demais 191 indicadores são chamados de condicionantes e sua pontuação é somada integralmente.

A pontuação dos municípios ocorreu de forma decrescente e conforme a posição em cada indicador. O município mais bem classificado no indicador “Y” recebeu 5.565 pontos, enquanto o mais mal classificado nesse indicador, apenas 1 ponto. Esse critério é aplicado linearmente tanto na análise quantitativa como na qualitativa.
Jaguariúna no ranking das Melhores Cidades do Brasil:
6º lugar no Ranking Geral, entre os municípios de pequeno porte.
7º lugar em Indicadores Digitais, entre os municípios de pequeno porte.
8º lugar em Mobilidade Digital, entre os municípios de pequeno porte.
11º lugar em Acesso Digital ao Conhecimento, entre os municípios de pequeno porte.
12º lugar em Execução do Orçamento, entre os municípios de pequeno porte.
13º lugar em Indicadores Fiscais, entre os municípios de pequeno porte.
27º lugar em Capacidade de Arrecadação, entre os municípios de pequeno porte.
49º lugar em Mobilidade Digital, entre todos os municípios do Brasil.