Prefeitura de Jaguariúna alerta sobre risco de racionamento de água

seta-voltar-jaguariuna

Prefeitura de Jaguariúna alerta sobre risco de racionamento de águaA prefeitura de Jaguariúna emitiu um alerta para a população chamando a atenção quanto ao desperdício de água. Devido ao aumento do consumo registrado nas últimas semanas por causa do forte calor. Mais do que economizar o que já existe, os especialistas recomendam cautela em relação ao consumo.

Depois que a Agência Nacional de Água (ANA) e o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE) autorizaram a Sabesp a transferir água da represa Jaguari-Jacareí para abastecer os reservatórios mais próximos da Grande São Paulo, Jaguariúna e outras cidades da região estão com o abastecimento de água ameaçado.

A transferência do recurso fez com que sobrassem apenas 2,4% do seu volume total. Ou seja, dos 975 bilhões de litros, restam apenas 16 bilhões. As chuvas dos últimos dias não foram suficientes para amenizar a situação, que se arrasta há quase dois anos.

Segundo especialistas do Consórcio PCJ, a situação do município é emergência e Jaguariúna pode sofrer com a falta d’água nos próximos meses diante do baixo volume fluviométrico das chuvas.