Caismi de Itatiba oferece Grupo de Fisioterapia para Gestantes

seta-voltar-itatiba

Caismi de Itatiba oferece Grupo de Fisioterapia para GestantesA Prefeitura de Itatiba oferece no Caismi (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) um Grupo de Fisioterapia para Gestantes todas as segundas-feiras, às 10h até o final de novembro. As grávidas interessadas em participar devem comparecer ao encontro com uma carta do médico do pré-natal liberando a atividade.

Segundo a fisioterapeuta Carla Labate, responsável pela condução do Grupo “A gestação ocasiona transformações emocionais, físicas e psicológicas na mulher. É necessário que a mãe saiba lidar com essa nova fase da vida. Como papel fundamental do processo de adaptação, a fisioterapia na gravidez previne disfunções, ameniza dores e promove saúde e bem-estar“.

É comum durante a gestação surgirem dores nas pernas e nas costas, principalmente quando há um descondicionamento físico da mãe, causado por sedentarismo ou obesidade. Outro fator que pode resultar nas dores é a realização de atividades onde se permanece muito tempo com as pernas para baixo, gerando dificuldade no retorno venoso e linfático das pernas provocando inchaço e dor. O ganho de peso também causa o tensionamento e dor na região lombar.

A fisioterapia traz diversos benefícios físicos para a mãe e o bebê, entre eles, a prevenção de algumas doenças comuns ao período, como a diabetes gestacional, diminuição de dores, cansaços e inchaços, refletindo na sua melhor qualidade de vida. A fisioterapeuta explica que a fisioterapia também prepara o corpo da mãe para o parto.