Campinas ganha guia turístico afro

seta-voltar-campinas

Campinas ganha guia turístico afro
Programa inclui passeios e capacitação para empreendedores

A prefeitura de Campinas lançou na quinta-feira (12-nov), o Programa Afrocultural, em solenidade prestigiada por um grande número de representantes da comunidade negra e religiosos da matriz africana. O Programa inclui um guia turístico afro, passeios turísticos e capacitação para empreendedores e guias turísticos.

O lançamento do Programa Afrocultural, marca as comemorações alusivas ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Tem, ainda, o objetivo de valorizar a presença negra no município, além de destacar espaços de memória, manifestações culturais, personalidades e instituições da cultura afro de Campinas.

O guia turístico reúne mais de 50 referências históricas e foi elaborado pelo Departamento de Turismo, em parceria com o Museu da Cidade, Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Social (Cepir), Conselho de Desenvolvimento e de Representantes da Comunidade Negra(DPCNC), além da Fazenda Roseira.

O guia é gratuito e estará disponível no Departamento de Turismo (15º andar da Prefeitura) e nos três postos de informações turísticas da cidade: Souzas, Aeroporto de Viracopos e na rodoviária.

O guia turístico afro e passeio turístico incluem lugares como a Casa Grande e Tulha da Fazenda Proença; Capela Nossa Senhora da Penha; Catedral Metropolitana de Campinas; Cemitério da Saudade; Corporação Musical Campineira dos Homens de Cor; Igreja São Benedito; Largo São Benedito e Monumento à Mãe Preta.

Capacitação
A primeira capacitação para conhecer e apresentar o roteiro afro será realizada no dia 21 de novembro, com o tema: “Gestão de Turismo Receptivo”, entre 8h30 às 12h45, na sede da CEPIR, no Palácio da Mogiana.

O evento é aberto para todas as pessoas que buscam orientação técnica para ingresso ao mercado turístico ou aperfeiçoamento de suas práticas de turismo receptivo. As inscrições podem ser feitas pelo site www.campinas.sp.gov.br/cursosturismo. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 2116-0724