Cinco cidades da RMC estão alerta no mapa da dengue

Cinco cidades da RMC estão alerta no mapa da dengue
Receberam sinal amarelo do Ministério da Saúde os municípios de Cosmópolis, Hortolândia, Jaguariúna, Paulínia e Sumaré

O Ministério da Saúde classificou cinco cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) como “situação de alerta” no que se refere a infestação de dengue. De acordo com relatório divulgado ontem, receberam sinal amarelo do ministério os municípios de Cosmópolis, Hortolândia, Jaguariúna, Paulínia e Sumaré. O levantamento foi feito entre 1.792 municípios de todo o país. Destes, 199 foram enquadrados como “situação de risco”. Outros 665 estão em “situação de alerta”.

Na RMC, os municípios de Artur Nogueira, Campinas, Valinhos e Vinhedo foram classificados como situação satisfatória (ao lado de outras 928 cidades). O levantamento do ministério é feito com base em dados coletados pelas prefeituras. O resultado do LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti) que colocou Campinas fora dos municípios em situação de risco de surto de dengue, surpreendeu até mesmo os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde.

A cidade apresentou índice 0,8, considerado satisfatório pelos parâmetros do ministério. Recebem essa classificação os que apresentam menos de 1% das residências com larvas do mosquito em recipientes com água parada.