Guiness Book: Moradores de Indaiatuba realizam mega plantio de mudas de árvores

seta-voltar-indaiatuba

Moradores de Indaiatuba realizam o plantio de 110 mil mudas de árvoresCerca de 12 mil moradores de Indaiatuba realizaram o plantio de 110 mil mudas de árvores em um único dia, às margens da represa do Rio Capivari-Mirim, ação que ocorreu no sábado (28-nov) e teve como objetivo a inclusão no Guiness Book, o livro dos recordes. Auditores da publicação estiveram presentes no local por solicitação da prefeitura para acompanhar o evento.

A cidade vizinha de Itu entrou no livro em 2008, após plantar 30.550 mudas em 45 minutos. No mesmo ano, Fortaleza (CE) registrou o plantio de 65 mil mudas em 23 minutos. Peruíbe, no litoral sul paulista, plantou 2.094 mudas da mesma espécie, manacá da serra anão, em apenas 40 segundos.

Moradores de Indaiatuba realizam o plantio de 110 mil mudas de árvores
represa do Rio Capivari-Mirim, primeiro grande reservatório para abastecimento público construído após a crise hídrica de 2014

Além da disputa em Indaiatuba a preservação foi o grande objetivo do manancial que abastece a cidade. A barragem do Capivari-Mirim vai garantir a reserva de 1,3 bilhão de litros para abastecer a população nos próximos anos. O lago está em fase de enchimento. Trata-se do primeiro grande reservatório para abastecimento público construído após a crise hídrica de 2014.

De acordo com a prefeitura, as 110 mil mudas de espécies nativas vão formar uma densa mata ciliar no entorno da barragem. Além de proteger o manancial do assoreamento, a mata servirá para a conservação da flora e da fauna regionais. Formará ainda um parque ecológico com trilhas, pista de caminhada, ciclovia e observatório.

Para atender a todos, foi criada uma logística com mais de 200 ônibus e órgãos da prefeitura com o apoio da Guarda Civil.