Museus de Pedreira realizam Exposição: “Novembro Azul”

seta-voltar-pedreira

Os Museus Histórico e da Porcelana de Pedreira, realizam durante todo o mês de novembro uma ação especial que trata sobre a Campanha Novembro Azul, que visa conscientizar homens com mais de 45 anos a realizarem o exame de câncer de próstata.

Na Exposição “Novembro Azul – Coisas de Homem”, que ocorre de 13 a 30 de novembro, é possível fazer uma releitura de peças do acervo histórico e museológico, relacionadas ao universo masculino, visto que dia 17 é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Durante a visita à Exposição será possível obter informações sobre os sintomas desse tipo de câncer, como ocorre a prevenção e o diagnóstico e quais são os fatores de risco.

Dados fornecidos pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em 2015 há a estimativa de que 69 mil homens serão diagnosticados com o câncer de próstata, mas se a doença for descoberta no início, o paciente tem 90% de chances de cura. No Brasil, esse é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens e acontece quando as células da próstata, que é uma glândula do sistema reprodutor masculino que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha começam a se multiplicar de forma desordenada, e a doença pode demorar a se manifestar, exigindo daí os exames preventivos constantes, para não ser descoberta em estágio avançado e ser fatal.