Nova Odessa celebra Independência e Proclamação da República da Letônia com ato cívico

seta-voltar-nova-odessa

Nova Odessa celebra Independência e Proclamação da República da Letônia com ato cívico
Hasteamento das bandeiras durante solenidades de Independência e Proclamação da República da Letônia

A Prefeitura de Nova Odessa realizou nesta quarta-feira (18-nov), ato cívico em comemoração aos 97 anos da Independência e Proclamação da República da Letônia. Nova Odessa possui a maior comunidade de letos (nascidos na Letônia) do Brasil.

Presidente da Associação Brasileira de Cultura Leta, Felipe Albrecht explicou que, diferente de outros países, na Letônia a Independência e Proclamação da República aconteceram em um mesmo dia. “Quando os letos se organizaram como país, realizaram os dois atos de uma vez só, por isso a comemoração em uma mesma data”, afirmou.

A solenidade aconteceu em frente ao Paço Municipal com a execução dos hinos do Brasil e da Letônia. “Este é um dia muito importante para os letos e ficamos felizes em comemorá-la aqui em Nova Odessa”, disse Albrecht, que destacou ainda que a comemoração foi registrada e o material será enviado para o governo da Letônia.

Nova Odessa possui um tratado firmado com a Letônia em que é considerado cidade-irmã de Jelgava (cidade independente da Letónia). No último sábado, dia 14, a Associação Brasileira de Cultura Leta já havia realizado um evento social em comemoração à Independência e Proclamação da República da Letônia. Na ocasião, representantes de comunidades letas de outras cidades do Brasil e também dos Estados Unidos e Canadá estiveram presentes.