Prefeitura de Paulínia realiza atividades para o ‘Novembro Azul’ e anuncia mil exames de ultrassom e vias urinárias

seta-voltar-paulinia

 

novembro-azul-2015-prevencao-cancer-de-prostata-paulinia-campinas-brasilA Secretaria de Saúde da Prefeitura de Paulínia preparou um calendário de ações para a Campanha “Novembro Azul” 2015, criada para a conscientização a respeito do câncer da próstata. As atividades tiveram início no dia 04 de novembro no Auditório “Carlos Tontoli” – Sala de Imprensa, do Paço Municipal.

O mês de novembro é dedicado à campanha de combate e prevenção ao câncer de próstata e às atividades relacionadas à saúde do homem. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), esse é o tipo de câncer mais prevalente entre o sexo masculino atingindo um a cada seis homens. Por isso, especialistas recomendam que homens com idade superior a 40 anos realizem anualmente o exame de identificação do câncer de próstata.

Prefeito José Pavan anuncia a realização de mil exames de ultrassom e vias urinárias

O secretário de  saúde Ricardo Carajeleascow, o prefeito José  Pavan Junior  e palestrante, o  médico urologista João Carlos Alonso
O secretário de saúde Ricardo Carajeleascow, o prefeito José Pavan Junior e palestrante, o médico urologista João Carlos Alonso

A Prefeitura de Paulínia estacionará na Praça Vereador “Antônio Navarro”, em frente ao Hospital Municipal, uma Carreta da Prevenção – unidade móvel – de exames de ultrassom, para atender a população interessada em realizar exames de próstata e vias urinárias, neste mês de novembro, o mês da prevenção do câncer de próstata.

Na abertura da Campanha “Novembro Azul”, o prefeito José Pavan Junior (PSB) anunciou  a realização de 1.000 exames de ultrassom de próstata e vias urinárias na unidade móvel e alertou para a necessidade dos homens abandonarem o preconceito e os tabus que cercam o exame de toque para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O exame de toque, aliado ao exame PSA, reduzem para apenas 8% a mortalidade do câncer de próstata pela sua capacidade de diagnóstico precoce da doença, que só manifesta sintomas quando o câncer se espalha para fora da próstata, segundo alertou o médico urologista e coordenador do Serviço de Saúde do Homem do HMP, João Carlos Alonso, na palestra sobre tema, abordando a prevenção, os estágios e o tratamento da doença. “Realizar os exames preventivos todos os anos é muito importante, pois,  se a doença  for diagnosticada no início, a chance de cura é 90%”, informou o médico urologista.

Com o lema “De Um Toque Para Sua Saúde”, durante todo o mês de novembro serão distribuídos adesivos com o símbolo do “Novembro Azul” e folhetos com orientações sobre o câncer de próstata nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Hospital Municipal de Paulínia – HMP. Além da carreta, a Unidade da Saúde do Homem, localizada no Hospital   Municipal  terá atendimento preferencial a todos que quiserem realizar os exames preventivos  do câncer de próstata, informa a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Paulínia.

Palestras
A Câmara Municipal “Ulysses Guimarães”, também entrará no calendário de atividades, onde a população poderá participar no dia 9 (segunda-feira) , às 19h30, de um bate-papo sobre a sensibilização, abordando as doenças e neoplasias de próstata, com o médico urologista, Dr. Fabiano André Simões, membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia e doutor pela Universidade de São Paulo – USP.   No dia 25, às 10 horas, no Auditório “Carlos Tontoli” – Sala de Imprensa, Dr. João Carlos Alonso falará para os profissionais de saúde sobre a sensibilização do câncer de próstata e hiperplasia prostática.

Caminhada
Encerrando as atividades, sábado dia 28, a partir das 8 horas, acontecerá uma caminhada, que terá início na Praça Vereador “Antônio Navarro” – em frente ao Hospital Municipal, percorrendo um trecho da Avenida José Paulino, passando pela Rua Osvaldo Moreira com destino ao Parque “Zeca Malavazzi”.

Mais informações: www.saudedohomempaulinia.blogspot.com.br

“Novembro Azul”
O Novembro Azul é uma campanha de conscientização, realizada por diversas entidades no mês de Novembro, dirigida para a sociedade e aos homens sobre importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e fazer o exame de toque, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer, realizado em 17 de novembro.