Programa Nascentes vai recuperar 16 hectares de vegetação nativa em Holambra

seta-voltar-holambra

Programa Nascentes vai recuperar 16 hectares de vegetação nativa em Holambra
Córrego Borda da Mata, que abastece o Lago do Holandês, de onde Holambra retira a água que consome

A cidade de Holambra irá receber o Programa Nascentes do Governo do Estado, ao todo serão recuperados 16 hectares de vegetação nativa no entorno das 170 nascentes e matas ciliares da cidade. Para serem realizados, os serviços terão investimento de cerca de R$ 3,5 milhões das entidades parceiras da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento.

O convênio, assinado na quarta-feira (11-nov) com a Agência Nacional de Águas (ANA), a Fundação Agência das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Agência PCJ) e a Fundação Banco do Brasil, prevê a recuperação da bacia do Córrego Borda da Mata, principal curso d’água que abastece o Lago do Holandês, de onde Holambra retira a água que consome.

Serão recuperadas nascentes degradadas, implantadas práticas integradas de conservação de solo e água nas áreas de produção agropecuária em todas as propriedades, além de serviços de manutenção e conservação nas estradas municipais e acesso às propriedades rurais.
Sobre o Programa Nascentes
Ação do Governo do Estado tem os seguintes objetivos: ampliar a proteção e conservação dos recursos hídricos e direcionamento de investimentos públicos e privados para proteção e recuperação de matas ciliares, nascentes e olhos-d’água; proteger áreas de recarga de aquíferos; ampliar a cobertura de vegetação nativa em mananciais, especialmente a montante de pontos de captação para abastecimento público; plantios de árvores nativas e melhoria do manejo de sistemas produtivos em bacias formadoras de mananciais de água.

As ações são fundamentais para a revitalização de bacias hidrográficas e melhoria de suas funções ecossistêmicas, principalmente no que tange à produção de água, em quantidade e qualidade.