Certidão de Nascimento com CPF começa a ser emitida em Campinas e serviço será gratuito

seta-voltar-campinas

Os cartórios de registro civil de Campinas passaram a emitir certidões de nascimento como número de CPF desde o dia 10 de dezembro (quinta-feira). Com o documento pais podem pedir benefícios do governo.

O serviço será gratuito. Anteriormente era cobrado R$ 7 nos postos conveniados com a Receita Federal.

De acordo com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), o projeto abrangerá 836 cartórios do estado. Em média, o estado tem 60 mil registros de nascimentos, sendo cerca de 20 mil em maternidades.

A emissão do CPF com o registro de nascimento vai facilitar a demanda de crianças mais carentes. Com ele, os pais poderão requerer benefícios do Poder Público. O sistema está adaptado para permitir o cadastro da filiação independentemente do gênero que compõe a família. Entre os meses  de janeiro a outubro de 2015, foram emitidos cerca de 100 mil números de CPF para menores de um ano no estado de acordo com a Receita Federal.

Outro benefício da ação é possibilitar que os pais coloquem os filhos em planos de saúde, assim como ter acesso a medicamentos fornecidos pela rede pública. O recém-nascido também poderá ter conta em banco.