Defesa Civil de Paulínia inicia Operação Verão 2015-2016 – veja orientações

seta-voltar-paulinia

O Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil de Paulínia (SIMPEDEC) iniciou no dia 1º de dezembro, a Operação Verão 2015/2016, que se estenderá até dia 31/3/2016, e consiste em medidas de prevenção a serem aplicadas nos períodos com maior volume de chuvas na cidade , com o objetivo de evitar transtornos aos moradores, preservar vidas e reduzir danos materiais e ambientais.

Segundo o secretário da Defesa Civil, Edinaldo André Bubenik, durante esse período, equipes da Defesa Civil que passaram por treinamentos na “Oficina Preparatória para Operação Verão”, no início de novembro, farão o acompanhamento da previsão meteorológica, medição dos índices pluviométricos e vistorias técnicas de campo em áreas de risco e acompanhamento dos níveis dos Rios Atibaia e Jaguari.

Os procedimentos operacionais são divididos em níveis. O primeiro é o da observação, quando o volume acumulado de chuvas não deve ultrapassar os 80 milímetros. A segunda fase é o nível de atenção, quando se iniciam as vistorias de campo. Após essa etapa, se as chuvas persistirem, as ações serão intensificadas com a participação integrada com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e demais secretarias que compõem o Sistema Municipal Proteção e Defesa Civil de Paulínia – SIMPEDEC.

Segundo a previsão do Cepagri da Unicamp, o verão será mais chuvoso por conta do fenômeno “El Niño”, aumentando o volume de chuvas e temporais.

Orientação à população
Coloque o lixo somente hora antes da passagem dos coletores, pois o saco de lixo tampa a passagem da água nas bocas-de-lobo provocando alagamentos.

Evite, em dia de chuva abrigar-se embaixo de árvores, devido à queda de raios, fique longe de tomadas e evite uso de celular.

A Defesa Civil pode ser acionada por meio dos telefones (19) 3874-1516, 3933-2812 ou 199.