Feriado em Campinas muda rotina dos serviços públicos; veja o que abre e fecha

seta-voltar-campinas

O feriado em homenagem à padroeira de Campinas, Nossa Senhora da Imaculada Conceição, que será celebrado nesta terça-feira, 8 de dezembro de 2015, e o ponto facultativo na segunda-feira, dia 7 de dezembro, alteram o esquema de funcionamento dos serviços prestados pelo governo municipal.
feriado-em-campinas-catedral-nossa-senhora-conceicaoA Catedral Metropolitana de Campinas – Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – foi inaugurada em 1883, localiza-se na Praça José Bonifácio – popularmente conhecida como Largo da Catedral, no centro da cidade de Campinas. É dedicada a Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade.

 

O expediente nas repartições públicas se encerrou na sexta-feira, dia 4, e é retomado na quarta-feira, dia 9. Os atendimentos essenciais funcionam em esquema de plantão para atender aos casos emergenciais.

Veja a relação de serviços e os códigos telefônicos para solicitar atendimento emergencial:
 
Defesa Civil: atendimento 24 , com chamadas pelo telefone 199.

Guarda Municipal: a corporação mantém a rotina de trabalho com funcionamento 24h. O serviço poderá ser acionado através do Disque Guarda Municipal, pelo telefone 153. A CIMcamp-monitoramento também funciona ininterruptamente 24 horas por dia, no entanto, o setor administrativo fecha na sexta (4) e retoma na quarta (9).

Água e esgoto: a Sanasa mantém o telefone 0800-772-1195 à disposição da população para receber solicitações de reparos em redes desses serviços.

Feiras livres: serão realizadas normalmente nos locais e horários programados.

Lazer e recreação: A Lagoa do Taquaral e o Bosque dos Jequitibás abrirão normalmente, respectivamente das 6h às 22h e das 6h às 19h.

Mercado Municipal (Mercadão): abre das 7h às 12h na terça (8). Nos demais dias abre normalmente nos horários de rotina: de segunda a sábado das 7h às 18h30 e domingo das 7h às 12h (facultativo).

Sistema de atendimento 156: funciona normalmente na segunda (7). Fecha na terça (8) e retoma na quarta (9), das 7h às 19h. Aos sábados e domingos permanece fechado como de costume.

Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CEPAT): as três unidades do CEPAT (Centro/terminal Ouro Verde/Campo Grande) terão o atendimento suspenso durante o feriado e ponto facultativo, retomando na quarta (9), às 8h. O serviço não abre no sábado e domingo como de costume.

Limpeza urbana: na terça (8), serão suspensas somente as coletas domiciliar noturna não alternada e a seletiva noturna. As demais coletas (seletiva diurna, domiciliar diurna e de resíduo de serviço de saúde/ambulatorial e hospitalar) ocorrerão normalmente no período. O serviço de varrição manual será feito em esquema de plantão nas imediações na área central, Parque Portugal (Lagoa do Taquaral) e imediações da rodoviária.

Trânsito e transporte coletivo: a Emdec mantém os serviços essenciais e de emergência durante o feriado prolongado. As equipes de trânsito e transporte, a operação nos terminais urbanos, equipes semafóricas e de sinalização e a operação na Central de Controle Operacional (CCO) estarão em atividade normal.

As solicitações da população para a Emdec podem ser feitas pelo telefone (19) 3772-1517, que funciona 24h por dia, todos os dias da semana. Já o serviço de atendimento ao público (Expediente / Protocolo) ficará fechado na segunda (7) e terça (8). As atividades voltam ao normal na quarta (9). O expediente da Emdec fica na Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, na Vila Industrial; e funciona de segunda a sexta-feira, no período entre 8h30 e 16h.

Pátio – O recolhimento de veículos apreendidos por irregularidades ou infrações de trânsito ao Pátio Municipal será realizado normalmente durante o feriado. Já a retirada do veículo do Pátio fica suspensa apenas na terça (8).O Pátio fica na Rua Miguel Cascaldi Júnior, 141, no Jardim São João. O telefone para contato é o (19) 3772-7148. O atendimento no Pátio é realizado das 8h às 16h30.

Poupatempo – O posto da Emdec no Poupatempo Campinas Shopping segue o atendimento do órgão estadual, ou seja, fecha apenas na terça (8). O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h; e ao sábado, das 8h às 14h.O Poupatempo do Campinas Shopping fica na Rua Jacy Teixeira de Camargo, 940, no Jardim do Lago. O telefone do Poupatempo para informações é o 0800 772 3633 (Disque Poupatempo).

Postos de Saúde:  Na segunda (7), os 62 Centros de Saúde abrem normalmente.
Ceasa: Os mercados de Hortifrutigranjeiros e de Flores funcionam normalmente em seus horários de rotina no feriado, assim como o Varejão de Hortifrutigranjeiros. A área administrativa do entreposto fecha na sexta (4) e retorna na quarta (9), às 8h.

Confira os horários: O Mercado de Flores e Plantas funcionam às segundas e quintas-feiras das 13h às 16h30, terças, quartas e sextas-feiras, das 8h às 16h30 e sábados, das 8h às 13h para público em geral e nas segundas e quintas-feiras, das 6h30 às 13h para atacadistas ou cadastrados O Mercado de Hortifrutigranjeiros funciona às segundas, quartas e sextas-feiras das 5h às 15h, terças e quintas-feiras das 7h às 16h e aos sábados das 7h às 12h. O Varejão de Hortifrutigranjeiros funciona aos sábados das 7h às 12h.

Procon: no sábado(5) e na segunda (7), atendimento nas unidades: Poupatempo Centro, Poupatempo Campinas Shopping e Atendimento 151.
As demais unidades seguem fechadas nos dias 7 e 8. Na terça-feira (8) todas as unidades estarão fechadas.