Região de Campinas atravessa baixas temperaturas em pleno verão

Região de Campinas atravessa baixas temperaturas em pleno verão
Temperatura na regiõ central de Campinas ficou em torno dos 5º C durante as manhãs

Conhecido pelo alto volume de chuvas e temperaturas elevadas, janeiro é um mês típico de verão. Porém, a região de Campinas foi surpreendida com a queda brusca de temperatura nessa semana, principalmente no início da manhã e no período noturno. A média na cidade de Campinas ficou em torno dos 5º C, temperatura muito abaixo do normal para este período do ano, a blusa de frio voltou a ser acessório indispensável para se proteger do vento. Cidades como Valinhos e Vinhedo registraram temperaturas em torno de 4ºC durante as manhãs.

De acordo com o Cepagri da Unicamp, a mudança repentina na temperatura se dá por um centro de alta pressão que faz com que o tempo fique estável e mais seco e também traz vento moderado, o que dá a sensação de mais frio. Essa condição está sobre a região desde o último sábado e deve seguir até o fim desta semana.

Apesar de a temperatura subir durante a tarde, pelo tempo ensolarado, o vento derruba a temperatura no período noturno. Nesse período do ano, as temperaturas médias máximas ficam em 30ºC, mas nessa semana, as máximas variaram entre 25ºC e 26ºC.

Na próxima semana, o cenário deve voltar ao normal. O centro de alta pressão perde força e as temperaturas voltam a se elevar em toda a região.

Para ver a previsão do tempo para sua cidade clique aqui