Alunos do Colégio Rio Branco em Barão Geraldo-Campinas ganham prêmio em Torneio Internacional de Robótica

colegio-rio-branco-barao-geraldo-campinas

Os alunos do Colégio Rio Branco que fica em Barão Geraldo-Campinas, se destacaram em 1º lugar na etapa Regional do Torneio de Internacional de Robótica, com um projeto que envolve a busca de soluções para arrecadação de lixo eletrônico. O Robô, criado e programado por eles com peças de Lego, faz a reciclagem de canetas esferográficas. Em março, eles irão representar Campinas com o projeto na etapa nacional que acontece em Brasília.

O Torneio Internacional de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL) foi organizado pelo Sesi (Serviço Social da Indústria) e incentivou estudantes de diversas cidades do país a pensarem como cientistas e engenheiros. A disputa Regional aconteceu em 11 cidades nos dias 20 e 21 de fevereiro, e a equipe do colégio Rio Branco participou da competição na cidade de Araras no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, onde havia 60 equipes e cerca de 700 alunos de escolas públicas.

colegio-alunos-rio-brancoComo tema principal desta edição, os alunos tiveram o desafio “Trash Trek”, que envolve a busca de soluções para arrecadação de lixo eletrônico. A equipe do colégio Rio Branco, levou troféu em 1º lugar com o projeto de recarga de canetas esferográficas. “Nós vimos que muitas canetas de plástico eram jogadas fora, e na maioria das vezes com resto de tinta não reciclável, então percebemos que seria excelente se as empresas pudessem limpá-las e recarregá-las”, explicam os integrantes dos Autobots, equipe de robótica do colégio.

colegio-rio-branco-campinasForam 25 equipes finalistas que se apresentaram em salas fechadas apenas para os juízes. Foram escolhidos os três melhores trabalhos para apresentação ao público.

Para os alunos, o conhecimento adquirido durante a aula-extracurricular de Robótica e também as pesquisas realizadas foi fundamental para desenvolver o projeto com conceitos diferenciados
. “Nós fizemos uma estrutura toda Lego, que funciona como uma maquina de churros, só que com tinta de caneta para recarregar. Optamos pela tinta Nanquim, por ser mais viscosa e porque as próprias fábricas de caneta desenvolvem essa tinha”, explicam.

 

robotica-rio-branco-colegioO troféu de melhor projeto regional garantiu à equipe do Colégio Rio Branco uma vaga na etapa nacional que acontecerá nos dias 18 e 20 de março, em Brasília/DF.

 

 

 

 

 

escola-rio-branco-campinasO Colégio Rio Branco fica na Rua Cecília Ferez Zogbi, s/nº, em Barão Geraldo – Campinas-SP. O telefone é (19) 3303.1250.