Série gratuita de filmes para homenagear David Bowie em Campinas; confira a programação

Museu da Imagem e do Som de Campinas apresenta série de filmes para homenagear David Bowie
David Bowie no filme “O Homem que Veio do Espaço” de 1976

O Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas apresenta, a partir de 2-fev uma série especial com filmes que tem a participação do músico David Bowie. Os filmes serão exibidos todas as terças e quartas-feiras até o dia 24 de fevereiro. David Bowie, que morreu em 10 de janeiro deste ano, em decorrência de um câncer, passou por várias áreas como ator, produtor, pintor e compositor.

O primeiro filme da série será “O homem que veio do Espaço”, de 1976. Na trama, Bowie interpreta o alienígena Thomas Jerome Newton, que vem para terra em busca de água com o objetivo de salvar o planeta.

Na quarta-feira (03-fev), o filme apresentado é “Apenas um gigolô”, em que Bowie atuou em 1978. Na história, o cantor interpreta um soldado que em meio à grave situação econômica da Alemanha e a tomada de poder pelos nazistas resolve ser o gigolô de uma baronesa rica.

Serviço:
Série David Bowie no Cinema
Data: Todas as terças e quartas-feiras, de 2 a 24 de fevereiro
Horário: 20h
Local: Museu da Imagem e do Som – Rua Regente Feijó, 859, Campinas
Entrada: gratuita
Programação:

02 de fevereiro
Filme “O Homem que Veio do Espaço” (“The Man Who Fell to Earth”, 1976)
Direção: Nicolas Roeg
David Bowie atua como Thomas Jerome Newton, um alienígena que veio do espaço para salvar seu planeta em busca de água na terra. Ele usa tecnologias avançadas para conseguir dinheiro e se disfarçar como empresário para conseguir construir sua espaçonave. Sua missão se torna muito mais difícil ao se deparar com a ganância e crueldade dos seus colegas de negócios e rivais ao tentar voltar para casa e salvar seu planeta a tempo.

03 de fevereiro
Filme: “Apenas um Gigolô”
Direção: David Hemmings
O filme se passa nos anos 1920, em Berlim, depois da Primeira Guerra. Paul volta e se da conta que o mundo aristocrático em que vivia mudou, numa década em que os nazistas buscavam poder, e para continuar sobrevivendo, tornou-se gigolô de uma rica baronesa.

09 de fevereiro
Filme: “Fome de Viver”
Direção: Tony Scott
Manhattan, Nova York. Miriam Blaylock (Catherine Deneuve) é uma vampira que consegue se manter “viva” e bela através dos séculos com o sangue dos seus amantes. Em retribuição, os jovens e as moças que se envolvem com ela não envelhecem, até Miriam ter tirado bastante sangue deles. Infelizmente seu atual parceiro, John (David Bowie), está tendo um envelhecimento extremamente rápido e a expectativa de vida é de apenas 24 horas. Desesperado, ele procura a ajuda da médica Sarah Roberts (Susan Sarandon), que é especialista em envelhecimento prematuro. Inicialmente ela não crê na história de John, mas pede para esperá-la. Ao voltar, 2 horas depois, vê que ele envelheceu décadas naquele curto espaço de tempo. Ela pensa em tentar fazer alguma coisa, mas John deixa o local bem irritado e frustrado, pois sabe que para ele seu tempo acabou. Sem ter a menor noção do que está acontecendo, Sarah vai até a casa dele e acaba conhecendo Miriam. Após uma conversa e uma bebida elas acabam indo para cama e logo Sarah descobre que sua vida tomou um rumo totalmente inesperado.

10 de fevereiro
Filme: “Furyo – Em Nome da Honra”
Direção: Nagisa Ōshima
O filme se passa no ano de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, onde o prisioneiro inglês Jack Celliers, interpretado por David Bowie provoca um conflito no campo de concentração na ilha de Java ao desobedecer as regras do capitão Yonoi (Ryuichi Sakamoto), que o começa ver como inimigo e tenta acabar com o orgulho e honra do oficial inglês. Direção: Tony Nagisa Ōshima.

16 de fevereiro
Filme: “Labirinto – A Magia do Tempo” (Labyrinth, 1986)
Direção: Jim Henson
Sinopse: Sarah, uma adolescente frustrada por ter que cuidar do irmão mais novo, sonha em se livrar dele. O Rei dos Duendes (David Bowie), personagem de um dos livros de Sarah, atende ao pedido dela e sequestra o bebê. Arrependida, Sarah terá que enfrentar vários obstáculos como um labirinto para ter seu irmão de volta, e evitar que ele seja transformado em um duende.

17 de fevereiro
Filme: “Absolute Beginners” (1986)
Direção: Julien Temple
Sinopse: Nos anos 1950, Colin (Eddie O’Connell), de 19 anos, é um jovem londrino que tenta se estabelecer como fotógrafo, apaixonado pela modelo Crepe Suzette (Patsy Kensit). Colin tenta se aproximar dela enquanto os dois decidem entre viver seus princípios realistas ou se entregar ao sucesso, em meio a grandes produções musicais presentes no filme.

23 de fevereiro
Filme: “Basquiat – Traços de Uma Vida” (Basquiat, 1996)
Direção: Julian Schnabel
Duração: 1h45 min
Sinopse: Um artista de rua é descoberto por Andy Warhol, interpretado por David Bowie, em 1981. O sucesso dessa artista no mundo das artes dá a um inesperado e repentino desfecho que tem um preço muito alto.

24 de fevereiro
Filme: “O Grande Truque” (The Prestige, 2006)
Direção: Christopher Nolan
Sinopse: A história se passa no século XIX em Londres. Robert Angier (Hugh Jackman) e Alfred Borden (Christian Bale) são amigos que se conhecem há muitos anos desde que eram mágicos iniciantes. A competição entre eles começa aumentar com o passar do tempo até se tornar uma rivalidade. Quando Alfred apresenta uma mágica revolucionária, Robert fica obcecado em descobrir como realizar a mágica.