Comemoração do Dia Internacional da Mulher

 

dia-mulher-campinas-brasil-2016




Comemorado no dia 08 de março, o Dia Internacional da Mulher, marca os avanços em diversos setores do público feminino, com conquistas que são marco na história de desafios enfrentados por essas mulheres.

A participação e o envolvimento da mulher nos diferentes setores da sociedade vem aumentando cada vez mais. A mulher conquistou seu espaço e está ampliando a cada dia, buscando a inserção em diferentes campos de atuação.

Em outros tempos, as mulheres saíam do mercado de trabalho assim que se casavam e tinham filhos, agora, só vão parar perto da terceira idade. No quesito educação, elas têm se destacado.

Segundo o IBGE, a porcentagem de mulheres entre os estudantes de nível superior passou de 53,6%, em 1997, para 57,1%, em 2007. Nas áreas urbanas, elas têm, em média, um ano a mais de estudo do que os homens. Mais inseridas no mercado de trabalho, mais instruídas e com menos filhos, as mulheres estão cada vez mais independentes no seu consumo.

Entre os produtos consumidos, aqueles voltados à beleza são básicos. Mas é nos tipicamente masculinos, como carros, mercado financeiro e construção civil, que está a diferença. As mulheres têm sido responsáveis por mudanças até mesmo no mercado publicitário, onde as agências direcionam muitas de suas propagandas para um público alvo exigente e que aumentou com impacto o poder de decisão e de compra.




Mulheres , mercado de trabalho e empreendedorismo

No mercado de trabalho metade das vagas de emprego criadas nos últimos três anos foram ocupadas por mulheres, foram 2,4 milhões que tiveram suas carteiras assinadas.

As mulheres já são maioria entre os novos empreendedores do país segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).Hoje, é cada vez mais comum ver mulheres no comando de empresas bem sucedidas.

História do Dia da Mulher

A data foi celebrada pela primeira vez a 19 de Março de 1911 na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.

Desde esse ano, o dia tem vindo a ser comemorado em vários países, de forma a reconhecer a importância e contribuição da mulher na sociedade. Em 1975, as Nações Unidas promoveram o Ano Internacional da Mulher e em 1977 proclamaram o dia 8 de Março como o Dia Internacional da Mulher.

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito seja racial, sexual, político, cultural, linguístico ou econômico e a desvalorização da mulher.




Sensibilidade x Força

As mulheres têm um diferencial que a cada dia mais vem se destacando: uma mulher consegue ter a sensibilidade para se desenvolver em qualquer área, e ao mesmo tempo tem a força para comandar diversas situações, principalmente adversas.
Porém, há ainda um grande caminho a percorrer, com ênfase no que se trata de preconceito: mesmo com dados concretos de sucesso e desenvolvimento do mundo feminino e resultados muito positivos em setores com a participação das mulheres, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.