Holambra conquista Selo Município Verde Azul com pontuação histórica

holambra-selo-municipio-verde-azul

Holambra alcançou uma marca histórica no Ranking Ambiental Paulista, elaborado pelo Governo do Estado de São Paulo. Pela primeira vez desde o início das avaliações, em 2008, a estância alcançou nota superior a 80 e foi certificada com o selo Município Verde Azul, concedido às cidades que desenvolvem projetos de responsabilidade e apresentam evoluções importantes na área de preservação ambiental.

A conquista do Selo Município Verde Azul, segundo o prefeito Fernando Fiori de Godoy, é resultado de um trabalho que vem sendo ampliado gradualmente e reconhecido com resultados cada vez melhores desde o início de sua gestão. Holambra, que chegou a não pontuar em 2012 depois de ocupar a 617ª posição em 2011, subiu mais de 150 posições em 2013, passando a ser a 463ª no ranking do Estado. Em 2014, a cidade voltou a subir mais de 100 postos para ocupar a 355ª colocação.

O salto na avaliação de 2015, foi ainda maior. Holambra desbancou mais de 200 municípios paulistas para ocupar, enfim, a 111ª posição e garantir a certificação, com 80,05 pontos.

 holambra-selo-municipio-verde-azul-2015Para o diretor municipal de Meio Ambiente, Nilson Marconato, os avanços registrados nos últimos anos são muito significativos. Ao lado dos servidores Leandro Silveira Anselmo e Charles José Lopes, Nilson esteve no Palácio dos Bandeirantes no dia 17 de fevereiro para receber o selo das mãos da secretária estadual de Meio Ambiente, Patrícia Iglecias.

Entre as ações desenvolvidas ao longo do ano, o diretor destaca o término das obras e a retomada efetiva do tratamento de esgoto, atividades de reflorestamento, a criação do Plano de Arborização, a educação e conscientização nas escolas e o lançamento do projeto-piloto de recuperação de nascentes.

selo-verde-azulPrograma Verde Azul
Lançado em 2007 pelo Governo do Estado, o Programa Município Verde Azul (PMVA) tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Para a realização do seu objetivo, o PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking ambiental dos municípios paulistas”.

>> Clique aqui e veja mais notícias de Holambra e região de Campinas <<