Prefeitura de Hortolândia prepara “Student Book” para ensino de língua inglesa nas escolas públicas

seta-voltar-hortolandia

 

Os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Hortolândia, terão uma nova ferramenta para aprender a Língua Inglesa. Coordenadores pedagógicos e professores trabalham na elaboração de uma apostila o “student book”, material que auxiliará no entendimento do conteúdo das aulas.

Segundo a coordenadora pedagógica dos professores de Língua Inglesa, Jacqueline Cabrerizo, não há uma base curricular nacional para o ensino de língua inglesa para alunos do 1º ao 5º ano. “Por isso, a intenção é elaborar um material consonante com a proposta pedagógica de ensino de nossa rede municipal”, disse a coordenadora.

A preparação deste material começou em 2011, quando o município contratou professoras de língua inglesa por meio de concurso público. “Pesquisamos várias coleções de livros didáticos e suas propostas pedagógicas, tendo como referência o conteúdo adequado e contextualizado para o estudante brasileiro, a proposta curricular do nosso município e os conhecimentos prévios vivenciados pelos nossos alunos com o idioma”, “Em 2014, concluímos o nosso currículo específico para a disciplina e, a partir daí, fomos selecionando e aprimorando as atividades de modo que houvesse a possibilidade de contemplar as quatro habilidades: escutar, falar, ler e escrever. Assim, nossos alunos vão aprender de maneira lúdica e envolvente”, disse a pedagoga.

Cidadão do mundo
O material, que fica pronto neste ano, aborda situações cotidianas contextualizadas, vocabulário temático, datas comemorativas estrangeiras, de forma a promover a formação de um aluno “cidadão do mundo”.

De acordo com a secretaria de educação do município, esta apostila concentra tudo aquilo que já foi definido como essencial para o aprendizado da língua estrangeira, de acordo com o ano escolar de cada aluno. O material facilita a transmissão de conhecimento pelos professores e possibilita que os alunos acompanhem todo o conteúdo com mais praticidade.