Prefeitura de Sumaré remaneja vagas em creche particular e amplia atendimento no município

seta-voltar-sumare

 

A região do bairro Maria Antonia de Sumaré ganhou uma nova creche municipal em convênio firmado entre a Prefeitura e a unidade “Trenzinho da Alegria” que foi recém habilitada no Proeb (Programa Municipal de Educação Básica), que tem como objetivo suprir a inexistência de creches municipais por meio de parcerias com unidades particulares.

A escola está localizada em uma das áreas com maior demanda do município, e passa a oferecer 43 vagas gratuitas e em período integral para crianças de 0 a 3 anos para mães que precisam trabalhar fora.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, as 43 novas vagas são fruto de remanejamento dentro do próprio programa, visando a ampliação de vagas onde elas são mais necessárias. Com o orçamento apertado o município não dispõe de verba para aumentar o número de vagas do Programa, que atende atualmente a 4.258 crianças.

Em 2013, quando assumimos, 36 escolas eram conveniadas por meio do Proeb. Hoje, já são 55 unidades. São investidos cerca de 20 milhões de reais por ano. Gostaríamos de ter aumentado ainda mais o número de vagas, mas, desde o ano passado, estamos enfrentando uma grave crise econômica, que acabou resultando na diminuição da nossa arrecadação. Para o próximo ano, nosso objetivo é aumentar as vagas”, disse a prefeita Cristina Carrara (PSDB).

Em dezembro de 2015, a Prefeitura publicou Chamamento Público convidando instituições privadas a se cadastrarem junto à Secretaria de Educação, com o objetivo de aumentar a oferta de vagas em locais com o maior déficit, como a região do Maria Antonia e Matão.