‘Maio Amarelo’ em Paulínia- cidade participa com várias ações; palestra com piloto do AutoEsporte da Globo César Urnhani

maio-amarelo-2016-campanha-movimento-seguranca-transito

O movimento ‘Maio Amarelo’ é em prol da segurança viária e tem o objetivo de chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública integra a Campanha que foi criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária de Indaiatuba que já foi aderido por 23 países. É um movimento que atua para salvar vidas nas vias e rodovias de todo o planeta.

Varias ações estão sendo organizadas pela Prefeitura de Paulínia para pensar num “Trânsito Mais Humano”. Entre elas, palestras, corridas, caminhadas e uma manhã no Parque Zeca Malavazzi com a participação do Fundo Social de Solidariedade em prol da Campanha do Agasalho “ Inverno Solidário”.

Início da participação de Paulínia com palestra do Piloto do AutoEsporte da Globo César Urnhani
O município inicia sua participação na Campanha Maio Amarelo, nesta segunda-feira dia 9 de maio, às 19 horas, no Theatro Municipal, com a palestra “O Impacto do acidente de trânsito na vida do cidadão”, com o piloto do programa Auto Esporte da TV Globo e também colunista da Rádio CBN Campinas César Urnhani.  Em seguida, o diretor Presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho, encerra os trabalhos com o tema: “Maio Amarelo: #EUSOU+1 por um trânsito mais seguro”

maio-amarelo-em-paulinia-piloto-cesar-urnhani-globo
Na foto: César Urnhani – piloto do programa Auto Esporte da TV Globo, Denise Pereira representante do Observatório Nacional de Segurança Viária e o Secretário de Segurança Fábio Feldman

Segundo o Secretário de Segurança Pública de Paulínia, Fábio Feldman, a proposta é colocar em pauta, de forma permanente, o tema trânsito para toda a sociedade, destacando que o trânsito deve ser seguro, em todas as situações para todos; incentivando a participação da população, empresas, governos e entidades, no trabalho de conscientização e prevenção de acidentes.

Em coletiva no dia 05 de maio o Secretário Fábio Feldman, o piloto do programa Auto Esporte da TV Globo, César Urnhani e Denise Pereira representante do Observatório Nacional de Segurança Viária apresentaram as atividades e ações que serão realizadas durante a Campannha “Maio Amarelo” em Paulínia.

Na ocasião, o piloto César Urnhani explicou a proposta dos trabalhos desenvolvidos pelo Observatório Nacional de Segurança Viária e do objetivo da Campanha “Maio Amarelo” e comentou sobre a palestra com tema “O Impacto do acidente de trânsito na vida do cidadão” que fará na abertura das atividades em Paulínia.

“As pessoas têm uma visão totalmente equivocada em relação ao excesso de velocidade que resulta em inúmeras mortes nas vias do país, temos que dirigir de forma preventiva e não defensiva” frisou o piloto.

maio-amarelo-eu-sou-mais-um-2016Mais ações em Paulínia

Caminhada e Corrida
No dia 21 de maio (sábado), a partir das 8 horas, a campanha percorrerá as principias ruas e avenidas da cidade com uma caminhada de 4 km e corrida de 10 km por um “Trânsito mais Humano”. A corrida sairá da Praça do bairro São José e a caminhada do Posto FIC, no Bairro Bela Vista, com chegada no Parque Zeca Malavazzi.
As inscrições serão feitas pelo site da Prefeitura de Paulínia, a partir de quarta-feira, dia 11/05. As primeiras mil inscrições ganharão camisetas e medalhas.

Campanha ‘ArecadAção’
O Fundo Social de Solidariedade de Paulínia também participa do “Maio Amarelo”, com a Campanha ‘ArecadAção’ promovida pela EPTV no dia 21 de maio, arrecadando agasalhos para Campanha do “Inverno Solidário.

O Evento será realizado no Parque Zeca Malavazzi em 21 de maio (sábado) a partir das 8 horas com apresentações artísticas, oficinas, brincadeiras, aferição de pressão, realização de teste glicêmico, orientação sobre controle e prevenção à Dengue, entre outras atividades, para crianças e seus familiares.

maio-amarelo-campanha-seguranca-transito-brasil-2016O que é Maio Amarelo?
O Maio Amarelo surgiu em Indaiatuba, sendo lançado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária – que tem a sua coordenação, mas trata-se de uma ação multissetorial, envolvendo todos os segmentos sociais para conscientizar a sociedade a assumir comportamentos mais seguros no trânsito e mudar o cenário de violência, que mata e sequela milhões em todo o mundo.

Por quê Maio Amarelo?   –   A exemplo de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, que tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “MAIO AMARELO” faz alusão à luz amarela do semáforo que significa ‘atenção’ e visa conscientizar principalmente os motoristas sobre as mudanças de comportamento na direção, chamando a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
Dados de trânsito de Paulínia
Segundo dados oficiais do setor de estáticas de Geoprocessamento, da Guarda municipal de Paulínia vem reduzindo o número de acidentes de trânsito fatais. Em 2014 foram registrados 11 acidentes fatais. Em 2015 foram 6, uma redução de 45 %. Já no 1º trimestre de 2016, Paulínia registra uma morte de trânsito.