Campinas prepara roteiro turísticos gratuitos para o mês de aniversário da cidade

seta-voltar-campinas

Campinas-Lagoa-do-Taquaral
Vista aérea da Lagoa do Taquaral em Campinas

A prefeitura de Campinas preparou um roteiro turístico especial para o mês de aniversário da cidade que completa 242 anos de história  na quinta-feira, 14 de julho.

A cidade de Campinas tem 1,164. 098 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicados em 2015 e é uma das cidades mais populosas do Brasil entre as não capitais.

Vários passeios estão programados e, a partir de agora, entram para o calendário oficial do município. A ação faz parte do projeto “Conheça Campinas”, do departamento de Turismo da Prefeitura e que deverá ser mantido sempre nas manhãs de domingo.

Os próximos passeios serão pelas 7 Maravilhas de Campinas, no dia 17 de julho (domingo), e o roteiro Afro, no dia 24 de julho. As vagas serão sempre abertas às segundas-feiras que antecedem o dia do passeio.

 




 

Roteiro das 7 Maravilhas de Campinas

 

O roteiro das 7 Maravilhas de Campinas passará pela Estação Cultura, Catedral Metropolitana, Parque Portugual (Lagoa do Taquaral), Mercado Municipal, Escola de Cadetes, Prédio do Jockey Clube e Torre do Castelo. O passeio é feito em um ônibus de dois andares e acompanhado por um guia turístico.

Monumento-Mae-Preta-Campins
Monumento à Mãe Preta: Mulher negra amamenta uma criança branca, remontando à época da escravidão em que escravas, que haviam dado à luz, eram amas de leite de filhos de suas senhoras
Torre-Castelo-Campinas
Torre do Castelo que está entre as sete maravilhas no roteiro turístico de Campinas

 

Roteiro Afro

Passando por locais que refletem a participação da população negra na construção e formação do município e o legado de lutas e conquistas dos antepassados anônimos e personalidades negras de Campinas.

O passeio será realizado no domingo, dia 24 de julho. Entre os destaques do passeio estão uma parada no Largo São Benedito, com visita ao Monumento à Mãe Preta e Igreja São Benedito, entre outros pontos como Cemitério da Saudade, Capela Santa Cruz do Fundão, entre outros. O horário, local de partida e tempo de duração da atividade permanecem os mesmos do roteiro das 7 Maravilhas.

O projeto ainda inclui em sua programação dois roteiros rurais pela cidade, sendo nos bairros Fogueteiro e Friburgo. Os bairros rurais Friburgo e Fogueteiro estão na região do Aeroporto Internacional de Viracopos. De origem centenária, sendo o bairro do Friburgo uma antiga colônia alemã, e o Fogueteiro uma parte da colônia suíça da Helvetia, ambos trazem as marcas da colonização europeia da culinária, no calendário de eventos anuais e nos grupos de dança típica alemã.



campinas-catedral-metropolitana-igreja-católica
Catedral Metropolitana de Campinas está entre as sete maravilhas no roteiro turístico da cidade

Outros locais que serão visitados serão os distritos de Sousas e Joaquim Egídio que integram a Área de Proteção Ambiental do município. Os locais oferecem opções de diversos restaurantes e bares, desde a gastronomia de fazenda até a internacional, e diversidade de esportes, como trilhas para caminhadas, jipes e motos, passeios a cavalos, pesqueiros, clube do remo, feiras de artesanatos e festas típicas.




 

 

 

 

Serviço: Projeto turístico “Conheça Campinas”
Datas: dias 10 e 17 (7 Maravilhas) e 24 de julho (Afro)
Horário: a saída às 9h30, Rua Barreto Leme, ao lado da Prefeitura.
É necessário chegar entre 20 e 15 minutos de antecedência da partida.
Duração: O passeio dura em média entre 1h30 e 2h

Inscrições: as vagas são abertas sempre às segundas que antecedem o domingo do passeio e devem ser feitas pelo site da prefeitura.

São disponibilizados 60 lugares. Após o preenchimento das vagas é organizada uma lista de espera. Em caso de desistência, o inscrito deve realizar o cancelamento, pelo mesmo site onde fez a inscrição.

Informações: (19) 2116-0749 e através do e-mail [email protected]

 

>> Clique para ver mais notícias de Campinas e cidades da Região, atualidades Brasil e Mundo