Universidade em Campinas receberá novo simulador de voo A320Neo

simulador-voo-A320neo-2
Esse será o 5º simulador a ser instalado na UniAzul

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras, e a Airbus, uma das maiores fabricantes de aeronave do mundo, anunciaram um acordo que prevê a instalação de um simulador da aeronave A320Neo avaliado em aproximadamente US$ 15 milhões (R$ 48,7 milhões) dentro da Universidade da Azul (UniAzul), próximo ao Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas. Nos moldes dessa parceria, o novo simulador será administrado pela Airbus e será utilizado para treinamento dos pilotos da companhia.

Esse será o quinto simulador de voo a ser instalado na UniAzul (considerada a maior universidade corporativa do setor em toda a América Latina). Com esse acordo, a UniAzul passa a ser o primeiro e único Centro de Treinamento Aprovado pela Airbus na América do Sul. O treinamento total leva 27 dias, além dos exames de certificação. O período é dividido em treinamento teórico e mais de 60 horas nos simuladores de voo.




A parceria firmada entre as duas empresas contempla 12 anos de serviços de treinamento e devem ser iniciados até o fim deste ano. Durante esse período, estão previstas mais de 70 mil horas de treinamento. A Azul também contará com a Airbus no fornecimento de serviços de reparo e substituição de componentes para manutenção de toda a sua frota de aeronaves Airbus.

Para Antonoaldo Neves, presidente da Azul, os novos contratos reforçam o principal valor da companhia, a Segurança, além de fortalecer a parceria da empresa com a Airbus, trazendo ainda mais dinamismo aos treinamentos dos Tripulantes e à manutenção de aeronaves. “Seremos um grande operador de aeronaves Airbus, já que receberemos mais de 60 unidades da família A320neo nos próximos anos. O fato de termos o fabricante dentro de nossa unidade de treinamentos é essencial para garantirmos uma sólida formação e uma alta performance de nossos Tripulantes”, diz Neves.

simulador-voo-A320neo-1A Azul encomendou 63 aviões A320neo. As aeronaves farão parte da frota da companhia entre 2016 e 2023. Os novos aviões têm capacidade para 174 passageiros e serão usados em rotas regionais. Um dos principais destaques do novo modelo da Airbus é sua tecnologia que permite uma economia de combustível de 15%.

A UniAzul fica na Rua Sérgio Fernandes Borges Soares, Distrito Industrial, Campinas. O acesso é feito pela marginal da Rodovia Santos Dumont.