Olimpíadas Rio 2016: Embaixador visita prefeitura de Campinas e equipe que treina na cidade

seta-voltar-campinas

jogo-badminton
O badminton é para os indonésios uma paixão nacional assim como o futebol para os brasileiros

O embaixador da Indonésia no Brasil, Toto Riyanto, esteve nesta segunda-feira (1-ago), para uma visita de cortesia à Prefeitura de Campinas. Ele foi recebido pelo vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira; pela diretora de Turismo, Alexandra Caprioli; e pelo diretor de Cooperação Internacional, Marcelo Von Schneider. Riyanto estave na cidade para visitar o time de badminton da Indonésia, que escolheu o Clube Fonte São Paulo para treinar durante os Jogos Olímpicos Rio-2016.

embaixador-da-Indonesia-Toto-Riyanto
Embaixador da Indonésia no Brasil, Toto Riyanto

O badminton é para os indonésios uma paixão nacional assim como o futebol para os brasileiros e eles esperam ganhar medalhas na competição mundial no Rio de Janeiro. A equipe de badminton da Indonésia é composta por 34 pessoas, entre atletas e comissão técnica. Eles treinam em Campinas até o próximo sábado (6-ago), quando seguem para as competições no Rio.

Além do esporte, a reunião entre os diretores da Prefeitura e o embaixador também sinalizou uma aproximação entre Campinas e o país asiático nas áreas de turismo e economia. O município tem interesse em ampliar as relações internacionais para troca de experiências e possibilidade de negócios.

A Indonésia é uma ilha no sul da Ásia com forte vocação turística pela beleza das praias e das florestas tropicais. A região de Bali concentra resorts de luxo e é para onde vão os turistas que visitam o país.

O que é badminton?
Badminton é um esporte jogado individualmente ou em duplas, em uma quadra dividida por uma rede no meio. Muito parecido com o tênis, é jogado com raquetes e, ao invés da bolinha amarela, o objeto a ser rebatido é uma peteca. Afirma-se que o badminton é o segundo esporte mais praticado no mundo, e que, dentre aqueles que usam raquetes, é o que o objeto rebatido ganha maior velocidade, chegando a atingir 350 quilômetros por hora.

Esporte de origem indiana foi posteriormente levado por oficiais ingleses à Inglaterra, para uma cidade de nome Badminton, local onde a modalidade foi adaptada e tomou a forma que apresenta atualmente. A peteca é bem leve, constituída por dezesseis penas de ganso.

A partida consiste de um total de três games, vencendo o jogador que ganhar dois games primeiro. Os games são compostos de 21 pontos e, caso haja empate de 20 a 20, é necessário que o vencedor tenha uma diferença de dois pontos. A exceção somente ocorre se o placar atingir o empate de 29 a 29, vencerá quem atingir os trinta pontos.

Fonte: Brasil Escola – Paula Rondinelli