Jaguariúna comemora aniversário e segue em desenvolvimento; conheça história e pontos turísticos

jaguariuna-cidade-aniversario-2016

Jaguariúna completa 62 anos nesta segunda-feira, 12 de setembro de 2016. A cidade do interior de São Paulo fica na RMC – Região Metropolitana de Campinas e tem 51.907 habitantes (dados de 2015). Jaguariúna tem destaque importante no cenário nacional e
internacional. Conhecida pelo seu grande pólo industrial, Jaguariúna reúne vários setores da economia e tecnologia de ponta, com excelentes opções de serviços. Seu parque industrial possui unidades que atuam em vários setores da economia: bebidas, informática,
comunicações, medicamentos, cerâmica, metalurgia, autopeças, avicultura e outros. A cidade turística pertence ao Circuito das Águas Paulista.

>> O desenvolvimento com o lazer e o turismo soma-se a qualidade de vida que o município oferece: crescimento planejado, saneamento básico, hospital e atendimento público de saúde um dos melhores do Estado, ensino público e particular, inclusive a Faculdade de Jaguariúna. A cidade é vizinha de Campinas ( cerca de 34 km) e está a somente 142 km da capital São Paulo.”Jaguariúna” é uma palavra tupi que significa “rio da onça preta”, através da junção dos termos îagûara (“onça”), ‘y (“água, rio”) e un (“preto”).

O maior impulso da cidade nos últimos anos tem sido o Turismo e Lazer, com crescimento em estrutura e qualidade da rede hoteleira; e mesmo com o desenvolvimento, Jaguariúna preserva suas raízes, um significativo patrimônio histórico-ferroviário, fazendas centenárias, haras e antigos casarões.

maria-fumaca-jaguariuna-passeio-turismo-cidadeO passeio no Trem Turístico, a famosa “Maria Fumaça” leva ao tempo os Barões e dos grandes cafezais. A antiga Estação da Companhia Mogiana, hoje o Centro Cultural, é um dos principais pontos de encontro da cidade, com barzinhos e música ao vivo. A Matriz Centenária de Santa Maria, totalmente preservada, faz lembrar a fé e a determinação dos imigrantes pioneiros. Também está instalada em Jaguariúna a Embrapa Meio ­Ambiente, pioneira nas pesquisas da economia agrícola sustentável.

Conhecida como a “Capital do Cavalo” reforça a tradição dos rodeios em uma das mais importantes festas de peões brasileiras que acontece no município há vinte anos, atraindo visitantes de todo o país. A fé também leva mais de cinco mil cavaleiros à cidade, no desfile da Cavalaria Antoniana.

> Devido à sua localização estratégica, Jaguariúna é servida por uma excelente malha viária (sistema Anhanguera-Bandeirantes, Rod. D. Pedro I, Presidente Dutra, Imigrantes e Fernão Dias) que leva aos principais entroncamentos do país, e com fácil acesso ao aeroporto Internacional de Viracopos.

Aos 62 anos, Jaguariúna segue investindo em melhorias na infraestrutura e em serviços públicos de qualidade, com muito lazer e turismo.

** Opção de turismo e lazer em contato com a natureza

Localizado em Jaguariúna o Naga Cable Park é  um completo centro de lazer e turismo com infraestrutura para prática de esportes aquáticos como Wakeboard,  quiosque de alimentação, playground infantil, estacionamento interno, Espaço para Eventos e mais.
>> Naga Cable Park em Jaguariúna – Avenida Pacífico Moneda , 349- Guedes  Jaguariúna – SP
Telefone: (19) 3837.2244  / Consulte opções, valores e  + informações no site >> nagacp.com.br
PONTOS TURÍSTICOS DE JAGUARIÚNA     (Fonte: Circuito das Águas Paulistas)

>> PASSEIO DE MARIA-FUMAÇA: A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PRESERVAÇÃO
FERROVIÁRIA- (ABPF) apresenta uma ótima opção de lazer em seus passeios turísticos, pelo antigo leito ferroviário da CIA. Mogiana de Estradas de Ferro.
Maiores informações: 3207-3637/0625/4290
Site:  www.mariafumacacampinas.com.br

PESQUEIROS:
BERRO D´ÁGUA – Pesqueiro e Restaurante
ZAMBON – Pesqueiro e Restaurante
GANDOLPHI

PARQUES E PRAÇAS

PARQUE SERRA DOURADA Tel: 3837-5000
PARQUE STA. MARIA Tel: 3867-4223
PARQUE LUIZ BARBOSA Tel: 3867-0959
PARQUE DOS LAGO Tel: 3837-4864
PRAÇA MENEGON Tel:3837-5179
CENTRO DE LAZER DO TRABALHADOR Tel: 3867-1077
ESTÁDIO MUNICIPAL ALFREDO CHIAVEGATO Tel: 3867-5506

TURISMO RURAL / ECOTURISMO / TURISMO PEDAGÓGICO

RANCHO OÁSIS
Tanquinho Velho. Turismo Pedagógico, organização de festas e eventos e atendimento a
grupos.

RANCHO DA TERRA
Sto. Antônio do Jardim Zona Rural.
Hospedagem Country, acampamentos e eventos.
Cavalos para passeio, comida caseira em fogão à lenha, carneiro assado, pernil com farofa,
frango com polenta, entre outras iguarias, sobremesa caseira.

RANCHO LF
Rod. SP 95 Km 69 Estrada Jaguariúna / Pedreira
Centro de equitação, provas de baliza, tambor, laço. Aulas de hipismo, passeios a cavalo, passeios em charrete no local e pela cidade.
Reserva Ecológica com passeio monitorado, trilha pelos antigos trilhos do trem, pelo leito do rio Jaguari, cavalgadas noturnas com lual, lanchonete.

ACADEMIA EQUESTRE
Bairro Tanquinho Velho, KM 127, Rod. Campinas Mogi-Mirim. Possui estrutura de escola e conta com professores profissionais. Tem várias modalidades como: Rédeas,Laço em bezerro, Tambor, Baliza, Doma, Hipismo Clássico, Aulas de Equitação e Passeios a cavalo com monitores.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES

FUNDO SOCIAL/ARTESANATO
Rua Candido Bueno, 792 – Centro. Tel: 3867-2344

EXPOSIÇÃO “ORIGINAL DA TERRA”
Todos os meses no Centro Cultural. Tel: 3867-4223

FEIRA DE ARTESANATO – FEART
Centro Cultural Tel: 3867-4223

TURISMO HISTÓRICO

CENTRO CULTURAL DE JAGUARIÚNA (P. Histórico Cultural)

Ant. Estação da Cia. Mogiana de Estr. de Ferro/Fepasa
A antiga estação da Cia. Mogiana foi inaugurada em 15 de Dezembro de 1945. Desativada desde os anos 70, o prédio histórico foi restaurado pela prefeitura e transformado em Centro Cultural a partir de 1991.

PONTE PEDRO ABRUCEZ 1875 (P. Histórico Cultural) Av. Marginal – SOS cidadão

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO 1875 (P. Histórico Cultural) Av. Marginal

MATRIZ CENTENÁRIA 1896 (P. Histórico Cultural)    Praça Umbelina Bueno – Centro

ESTAÇÃO DE GUEDES (P. Histórico Cultural)