Semana Municipal de Trânsito (Semutran) 2016 em Campinas tem diversas atividades gratuitas,ações educativas e mais; veja programação completa

seta-voltar-campinas

A Semana Municipal de Trânsito (Semutran) 2016, organizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), teve sua abertura oficial no dia 12 de setembro, com a palestra “EU SOU + 1 POR UM TRÂNSITO + SEGURO”, ministrada pelo piloto César Urnhani. O evento foi na Universidade Presbiteriana Mackenzie e contou com a presença do secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, professores e alunos dos cursos de Engenharia e Administração. A programação da campanha anual de conscientização sobre atitudes seguras no trânsito tem várias atividades e ações educativas, que serão realizadas até o dia 29 de setembro.

>> A palestra de César Urnhani foi voltada para o público universitário e abordou assuntos como velocidade, a importância do uso do cinto de segurança, reações humanas em situações de emergência, celular e direção, e os diferentes pontos de vista entre pedestres, motociclistas e motoristas, sempre com o foco na prevenção e na segurança viária. Além de piloto de teste há mais de 25 anos, César Urnhani é especialista em segurança no trânsito e participa dos programas CBN Motors (Rádio CBN) e Auto Esporte (TV Globo). Na terça-feira, dia 13 de setembro, a Universidade São Francisco recebeu a mesma palestra.
>> Programação Semutran 2016

– Dia 13 de setembro (terça-feira). Palestra “Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”. Das 19h às 22h, na Universidade São Francisco. Palestra do piloto César Urnhani voltada para o público universitário.

– Dia 15 de setembro (quinta-feira). Projeto P.A.R.T.Y. (Prevent Alcohol and Risk Related Tauma in Youth) no Campus II da PUC Campinas, com a participação de alunos do Ensino Médio da E.E. Padre Antonio Móbile (Campina Grande), no período da manhã; e da E.E. Padre José dos Santos (Campos Elíseos), no período da noite. Ação educativa sobre atitudes seguras no trânsito.

– Dia 17 de setembro (sábado). Projeto Educação no Trânsito é Cidadania. Das 12h até as 18h, no Shopping Unimart. Ação de conscientização e intervenção em espaços públicos. Diversas atividades voltadas para públicos diferenciados, como pedestres, motoristas, motociclistas, crianças, idosos e pessoas com deficiência. Participação da trupe de mímicos, mini circuito de trânsito e teatro de fantoches.

– Dias 19 e 20 de setembro (segunda e terça-feira). Inspeção Veicular para funcionários da Emdec. Das 9h às 12h; e das 13h às 16h. Na sede da Emdec, na Vila Industrial.

– Dias 21 e 22 de setembro (quarta e quinta-feira). Projeto Parada Legal. Das 8h até as 14h, na Ceasa Campinas. Parceria com a concessionária Rota das Bandeiras, com ações de orientação e prestação de serviços aos caminhoneiros, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, teste de hepatite C, entre outros.

– Dia 22 de setembro (quinta-feira). Jornada Internacional “Na cidade, sem meu carro”. Das 8h até as 12h. Ação de conscientização voltada para usuários de veículos sobre o uso da cidade, outras formas de ocupação do espaço público e de locomoção.

– Dia 23 de setembro (sexta-feira). Dia do Agente da Mobilidade Urbana. Na sede da Emdec. Palestras sobre pilotagem segura, ministrada pelo Centro de Treinamento da Honda, das 9h até as 10h; e das 14h até as 15h. Entrega de certificados do curso “Gerenciamento de Crises”, ministrado pela Guarda Municipal, às 10h.

– Dia 25 de setembro (domingo). Projeto Educação no Trânsito é Cidadania. Das 14h até as 20h, no Shopping Iguatemi. Ação de conscientização e intervenção em espaços públicos. Diversas atividades voltadas para públicos diferenciados, como pedestres, motoristas, motociclistas, crianças, idosos e pessoas com deficiência. Participação da trupe de mímicos, mini circuito de trânsito e teatro de fantoches.

– Dia 29 de setembro (quinta-feira). II Seminário de Políticas Públicas de Educação para o Trânsito. Das 8h até as 12h, no Teatro do SESI Amoreiras.

>> Semutran

A Semutran foi instituída pela Lei 11.387/2002; e é organizada pela Secretaria Municipal de Transportes (Setransp) / Emdec em parceria com diversos órgãos da Administração municipal e empresas privadas interessadas em combater a violência no trânsito e incentivar uma circulação mais segura e cidadã. Na programação estão previstas várias atividades como palestras, ações educativas, seminários, entre outras.

A Semutran 2016 novamente presta homenagem a Maria Gonzalez Alvarez, presidente do Conselho Municipal do Idoso no biênio 2008/2009. Nascida em São Paulo, em 29 de setembro de 1927, Dona Maria escreveu muitos capítulos de sua história solidária em Campinas, aonde chegou na década de 70. Costureira, comerciante, mãe de três filhos, faleceu em decorrência de atropelamento, aos 81 anos, no dia 25 de abril de 2009.