Baixa umidade deixa Campinas em estado de alerta;veja dicas e cuidados com a saúde nesse período de tempo seco

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A Defesa Civil de Campinas decretou na quinta-feira (29-set) estado de alerta devido à baixa umidade relativa do ar, que chegou ao número crítico de 18,8% no começo da tarde de quinta que também afetou o distrito de Barão Geraldo. Essa medida é tomada sempre quando o índice fica abaixo dos 19,5%.




Diante da baixa umidade a Defesa Civil também decretou estado de alerta máximo para as ocorrências de queimadas e incêndios no município, a medida visa reduzir o agravamento da situação na cidade. Outra medida que deve ser observada á a de não atear fogo em terrenos ou em qualquer outro local, já que a ação pode provocar doenças respiratórias, além de comprometer ainda mais a umidade do ar.

Devido ao tempo seco, a Defesa Civil intensificou as ações preventivas neste período, como vistorias, monitoramento de reservas naturais, medição da umidade do ar e análise de locais com maior risco de incêndio. Denúncias de focos de incêndio devem ser feitas pelo telefone 199.

 

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Perguntas frequentes:

Por quais mudanças o organismo passa com a umidade baixa?
O aparelho respiratório e os olhos, que têm contato direto com a atmosfera são os que mais sofrem. O ar seco e poluído irrita garganta, traquéia, brônquios e pulmão. Isso causa deficiência de oxigenação, e as pessoas se sentem mais cansadas. A mucosa ocular fica irritada, o que dificulta a formação de lágrimas e facilita o contágio de doenças como a conjuntivite.

Nos dias secos devemos beber mais água?
É recomendável, mas isso varia de pessoa para pessoa. O ideal é manter a hidratação, bebendo pequenas doses de líquidos ao longo do dia. A quantidade depende da idade, tamanho, peso e altura.




 

Alimentação
É fundamental o consumo de líquidos para evitar a desidratação durante os períodos de seca. O consumo de água mesmo sem sentir sede é recomendado neste período de baixa umidade, pois quando a boca está seca já significa que começou o processo de desidratação.

O consumo de alimentos saudáveis e ricos em líquidos ajuda quando o assunto é hidratação. É importante consumir saladas e frutas da época como abacaxi, melão e melancia, que são ótimos hidratantes naturais.

Não é indicado o consumo de muito chá, refrigerantes ou café, pois estas bebidas são diuréticas e não são tão eficazes para combater a desidratação. Para substituir estas bebidas, é indicado o consumo de suco de frutas, principalmente os naturais.

A hidratação da pele deve ser maior em dias secos?
Passar hidratante é recomendável, mas a atenção especial deve ser na hora do banho. Com a pele ressecada, aumenta a possibilidade de dermatites e manchas vermelhas. Por isso, é preciso evitar banhos quentes e demorados. Isso dissipa a película protetora da pele e a resseca ainda mais.

Umidificadores
Atualmente está em alta o uso de umidificadores, que podem ajudar a melhorar a qualidade do ar dentro de casa. Existem vários tipos, mas o uso deles também deve ser controlado. Os umidificadores mais modernos jogam uma névoa bem fina, que dificilmente vai deixar todo o ambiente úmido. Recomenda-se que a pessoa utilize 3 a 4 horas antes de ir dormir e desligue-o. Se o ambiente tiver almofadas e cortinas, tanto vapor pode provocar o surgimento de fungos, o que não é saudável.

Adianta colocar bacia de água no quarto para dormir?
Sim, o uso ds bacias com água têm efeito semelhante ao dos umidificadores de ar.

E as dicas para praticar esportes?
A prática de atividades físicas sem controle pode ocasionar problemas graves de saúde, como forte desidratação. Recomenda-se que as atividades físicas sejam realizadas em horários específicos. Deve-se fazer os exercícios em horários que a umidade não esteja tão baixa, evitando o período entre meio-dia e seis da tarde.

Antes da prática de qualquer exercício é recomendado tomar um ou dois copos de água, para deixar o corpo hidratado. Durante e após a prática, o consumo de líquido também é recomendado.

E no trabalho e no carro?
Levar garrafa de água, passar protetor labial e molhar o rosto.

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