Crianças do Centro Infantil Boldrini Campinas comemoram com circo, magia, música, livro e alegria; veja programação de atividades e fotos

Brinquedoteca do Centro Infantil Boldrini
Brinquedoteca do Centro Infantil Boldrini

No mês das crianças, os pacientes do Centro Infantil Boldrini em Campinas terão momentos alegres e descontraídos. Brinquedistas, professores e voluntários prepararam atividades para encantar os pequenos da instituição, como apresentação circense, show de magia, música com violinos e também com coral, entrega do livro Nilo o grilinho viajante e de brinquedos.

centro-infantil-hospital-boldrini-campinas-atividades-dia-das-criancasMalabaristas, equilibristas, bailarinas e palhaços do Mirage Circus, do ator Marcos Frota, estiveram em 6/10 no Boldrini para um espetáculo exclusivo aos pacientes em tratamento. A apresentação circense aconteceu no hall do prédio da Reabilitação com a presença do premiado malabarista Denis Silveira e dos palhaços Chuvisco e Chavequinho, entre outros.

circo_resize

 

O mágico Braid, que atua profissionalmente há mais de 15 anos e iniciou na carreira aos 16, fez show no dia 10/10 no hall da Ludoteca. A apresentação envolveu as crianças em momentos especiais, com humor e interatividade.

magico-boldrini_3_resize“Uma satisfação muito grande em participar na semana das crianças no Boldrini, levando encanto e magia a todos que estavam presentes, crianças seus pais… afinal muitas crianças que ali estavam não puderam estar em casa com sua família, mas terão uma boa lembrança desse dia tão esperado: o dia das crianças!!” Mágico Braid


Na Brinquedoteca, no dia 10/10 houve brincadeiras e pula-pula, distribuição de brinquedos arrecadados pela mãe de ex-paciente. E com apoio do Projeto Amigos Aruanda, as crianças também tiveram pipoca, sorvete, refrigerante e pirulitos.

 

No dia 11/10 houve pintura no rosto e entrega de brinquedos para os pacientes por alunos Unicamp. A arrecadação dos brinquedos foi feita por alunos da medicina, da fonoaudiologia e enfermagem do Grupo de Estudos em Oncologia (GEO), que conseguiu a maior parte das doações de duas escolas (Ludi Domus e Terra Mater) e uma loja de brinquedos educativos, de São Bernardo do Campo.

img_0050_resizePara Matheus Fiori, coordenador de extensão do GEO, “o Boldrini sempre recebeu os alunos de medicina de forma muito acolhedora, proporcionando ricos espaços de aprendizado, incentivando o ensino, a pesquisa e os trabalhos sociais. Esse é o terceiro ano do projeto Geozinho, graças à bela atitude de pessoas em contribuir para um Dia das Crianças mais feliz para os pacientes”, comentou.

>> Coordenadores presentes no Geozinho: Maria Fernanda, Matheus Fiori, Luiza Maretti, Arthur Oliveira, Amanda Araujo.

entrega-brinquedos-boldrini-grupo-geozinho-13-ou-2016_resizeDeclaração dos coordenadores do Grupo de Estudos em Oncologia da Medicina UNICAMP sobre o projeto Geozinho
“Hoje foi realmente um dia atípico, fora da rotina de um estudante de medicina. Porém não só hoje, todo o mês que antecedeu foi especial! Fazer a campanha, conversar em escolas e empresas explicando para as pessoas o que nos move, foram experiências incríveis. Transportar, guardar…embrulhar todos os 600 brinquedos arrecadados: tudo foi muito gratificante, principalmente, porque conseguimos, nesse trajeto, vários do que chamamos de “amigos do geozinho”, pessoas, empresas e escolas que apoiaram a nossa causa. Tudo para culminar no dia de hoje, esse dia atípico por ser repleto de sorrisos, de curiosidade ao rasgar o papel, de carinho. A cada obrigado, cada beijo e abraço nos “tios” e nas “tias” uma história diferente, mas sempre admirável!”
Por que escolhemos o Boldrini?

dra-silvia-brandalise-boldrini-campinas
Dra. Silvia Brandalise, presidente do Centro Infantil Boldrini

Declaração da coordenadora Maria Fernanda:“Em primeiro lugar porque se trata de um centro de referencia em tratamento de câncer infantil. Além de ser uma instituição com ligação estreita com a Unicamp desde a sua criação que partiu de uma professora da universidade, Dra Silvia Brandalise. Professora esta, muito admirada por nós, grupo de estudos em oncologia, por ter definitivamente alterado a realidade do câncer infantil no pais, principalmente da leucemia. Essa oportunidade incrível de estabelecer um diálogo com um centro tão importante nos possibilita, inclusive que alguns de nossos ligantes, durante as férias, tenham uma vivência muito enriquecedora de estágio na instituição e esse contato nos possibilita a gratificante experiência de sentir que de uma forma singela podemos fazer diferença pelo menos durante um dia da vida dessas crianças.”

 

+ atividades
No dia 17 (segunda-feira), às 9h30, alunos do Projeto Guri, da cidade de Pedreira fazem apresentação de violino. E, no dia 18 (terça-feira), às 9h30, o Coral da Tetra Pak traz músicas infantis para os pequenos do hospital.

No dia 26/10 (quarta-feira) , às 9 horas, será distribuído para os pacientes o livro Nilo o grilinho viajante. Nilo, que foi afastado da família no meio de uma tempestade e passou a vida “viajando” sozinho, fazendo amigos e aprendendo a vencer os desafios da vida, é a história contada no primeiro livro infantil de autoria de Rubens Vescovi. Cerca de 800 exemplares dessa edição exclusiva serão doados para as atividades lúdicas do Boldrini.

brinquedoteca-boldrini
Coordenadora da Brinquedoteca Nina Mazzon (de amarelo) e voluntários e funcionários do Boldrini

No Boldrini as crianças em tratamento têm à disposição inúmeros brinquedos que circulam nos leitos e também nos espaços lúdicos. Sempre que o brinquedo é devolvido passa por um processo de higienização antes de ser guardado. Nas comemorações do Dia das Crianças os pacientes ganham brinquedos novos para levar para casa,que foram doados à instituição.

“Oferecer alegria às crianças em tratamento por meio do brincar e das comemorações festivas contribui para o processo de compreensão e aceitação desse momento de vida. Celebrar o Dia das Crianças mesmo que em um hospital faz esse paciente voltar ao ‘mundo de criança’ e esquecer, por alguns momentos, o ambiente em que se encontra. Quando colocarmos um sorriso no rosto do paciente contribuímos para essa melhoria”, diz Nina Mazzon, coordenadora da Brinquedoteca do Boldrini.


boldrini-campinasCentro Infantil Boldrini – maior hospital especializado na América Latina, localizado em Campinas, que há 38 anos atua no cuidado a crianças e adolescentes com câncer e doenças do sangue. Atualmente, o Boldrini trata cerca de 10 mil pacientes de diversas cidades brasileiras e alguns de países da América Latina, a maioria (80%) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos centros mais avançados do país, o Boldrini reúne alta tecnologia em diagnóstico e tratamento clínico especializado, comparáveis ao Primeiro Mundo, disponibilidade de leitos e atendimento humanitário às crianças portadoras dessas doenças.

Saiba mais e ajude o Boldrini! Acesse o site >> www.boldrini.org.br