Defesa Civil de Paulínia começa a “Operação Verão 2016”

 

seta-voltar-paulinia




A Defesa Civil de Paulínia iniciou, no dia 1º de dezembro, a “Operação Verão 2016”. Voltada para a prevenção, a operação vai até o final de março, quando as chuvas começam a ficar mais escassas, marcando o início das estações outono e inverno.

Para este ano, a novidade é a aquisição, pela Prefeitura de Paulínia, de um novo pluviômetro manual. Com o equipamento, o município contará com cinco pluviômetros, que indicam o volume de chuva –fundamental para a prevenção de acidentes.

Em Paulínia, a Defesa Civil funciona 24 horas por dia, todos os dias, com equipes treinadas para atender a todo o tipo de ocorrência, desde queda de árvore até destelhamento por vendaval, enchentes, inundações e deslizamentos.Uma lei municipal de 2009, sancionada pelo prefeito José Pavan Junior (PSDB), regulamentou a realização da “Operação Verão”. A lei prevê diversas ações municipais caso a cidade registre algum evento causado pelo excesso de chuvas e ventos fortes.




De acordo com relatório do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), Paulínia registra baixa suscetibilidade natural para ocorrência de deslizamentos. A única preocupação são enchentes no rio Jaguari, mas há monitoramento constante. Além disso, a Defesa Civil de Paulínia integra a coordenação regional de Defesas Civis. Com isso, é possível ficar em contato com diversos municípios para alertas de chuvas, por exemplo.

>> O telefone para atendimentos da Defesa Civil em Paulínia é 199.