Baixa umidade do ar coloca Campinas em estado de atenção; veja algumas dicas para melhorar o ambiente

tempo-nublado-campinas
Início de semana tem possibilidade de chuvas de baixa intensidade no decorrer do dia

A partir de segunda-feira (14-ago) a região de Campinas estará sujeita a uma maior nebulosidade, com a possibilidade de chuvas fracas. De acordo com o Cepagri da Unicamp, a instabilidade é causada pela passagem de uma frente fria. A temperatura deve entrar em ligeiro declínio e a expectativa é de chuvas um pouco mais significativas nos próximos dias, fato que deve reverter o desconforto causado pela baixa umidade das últimas semanas.




Desde o mês de junho, a Defesa Civil de Campinas tem emitido informes diários sobre a umidade relativa do ar. Somente em agosto, Campinas e cidade da região entraram em estado de atenção em seis dias no mês. No último dia 09/08, a umidade relativa chegou um dos menores patamares do ano: 17%, o que indica estado de alerta.

Previsão para Campinas                      
terça-feira (15)   quarta-feira (16)
23º tempo-sol-chuva tempo-chuva
99%
24º tempo-sol-nuvens-chuva tempo-chuva
80%
15º 16º

Fonte: Climatempo

Ver previsão do tempo para outras cidades da região

.
Dicas simples para umidificar o ambiente

Bacia de água
Encher uma bacia de água e deixar no ambiente ajuda a umidificar o ar. Por exemplo, na hora de dormir se recomenda colocar uma bacia cheia de água no quarto para facilitar a respiração durante o sono.

Porta do banheiro
Também é possível deixar a porta do banheiro aberta durante o banho. Assim a umidade pode se espalhar pelo resto da casa, ajudando a melhorar o ar dos outros ambientes da casa.

Toalha molhada
Deixar uma toalha molhada pendurada na cabeceira da cama ajuda também. A toalha absorve a água e acumula mais dela aumentando a área para a evaporação.

Copo de água
Outra coisa que é bastante importante é ter um copo de água na cabeceira da cama. Ficar muito tempo sem beber água pode prejudicar no processo de perda de gordura. Ou seja, a primeira coisa que se tem que fazer ao acordar é beber água.




Evite o ar condicionado
Ficar muito tempo em um ambiente com o ar condicionado ligado pode dificultar a respiração nesse tempo seco. Se o aparelho não estiver devidamente limpo pode ocasionar problemas respiratórios e deixar o ar ainda mais seco.

Problemas decorrentes da baixa umidade do ar
Pele, olhos, nariz e gargantas secos, cabelos “indisciplinados”, indisposição, incêndios: algumas manifestações típicas de baixos índices referentes à umidade relativa do ar. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a umidade do ar ideal compreende a faixa entre 50 e 80%. Como foge ao controle imediato impedir esta manifestação climática, algumas medidas podem ser utilizadas para melhorar a saúde e qualidade de vida nestes períodos:

+ Dicas
• Ingerir bastante líquido;
• Lavar nariz e olhos com soro fisiológico algumas vezes ao dia;
• Trocar comidas com muito sal ou condimentos por alimentos mais saudáveis;
• Usar creme hidratante na pele, e creme sem enxágue em cabelos não-oleosos;
• Evitar exercícios físicos entre as 10 da manhã e 5 da tarde;
• Evitar grandes aglomerações;
• Evitar carpetes ou cortinas que acumulem poeiras;
• Evitar roupas e cobertores de lã ou com pelos;

>> Clique para ver + notícias da região de Campinas, atualidades Brasil e mundo