Campinas promove Campanha de Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinas; veja calendário

vacinacao-campinas-campanha-2017




Acontece em Campinas de 11 a 22 de setembro, a Campanha de Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinas de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. A Secretaria de Saúde de Campinas informa que todos os campineiros nesta faixa etária devem ser levados aos Centros de Saúde (CSs) para conferir sua situação vacinal e atualizar o documento, se necessário.

O público-alvo no município para essa ação é de aproximadamente 230 mil pessoas. A estratégia terá o dia “D” no sábado, 16 de setembro, quando os CSs vão funcionar das 8h às 17h exclusivamente para vacinar a população.A multivacinação é uma estratégia do Ministério da Saúde, executada por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), em parceria com Estados e municípios. O objetivo é atualizar a carteira de vacinas das crianças e dos adolescentes, ampliando a cobertura vacinal.




Calendário

Com a evolução do Calendário Nacional de Vacinação nos últimos anos, foram incluídas doses de reforço e novas vacinas para a faixa etária até os 15 anos. Entre as novidades está a ampliação da faixa etária da vacina contra o HPV, para as meninas de nove anos e menores de 15 anos e meninos entre 11 anos e menores de 15 anos; e a vacina contra a doença meningocócica, para ambos os sexos entre 12 a 13 anos de idade.

As recomendações dos esquemas vacinais são elaboradas a partir de estudos que demonstram como uma vacina pode proporcionar o máximo de eficácia e proteção contra as doenças imunopreveníveis.

Para cada vacina é estabelecido o número de doses, a idade mínima e máxima para receber cada dose, os intervalos ideais entre as doses, as faixas etárias alvo da vacinação. Também são levadas em conta as questões logísticas e operacionais para a realização da vacinação nos programas nacionais de imunizações de cada país.

>> A Secretaria de Saúde reforça que é fundamental que toda a população alvo compareça aos Centros de Saúde levando a caderneta de vacinação, para que os profissionais possam avaliar se há alguma dose que ainda não foi administrada. Informações podem ser obtidas no telefone 156.


>> Clique para ver + notícias da região de Campinas, atualidades Brasil e mundo