Hospital de Campinas oferece treinamento gratuito para primeiros socorros; veja como participar

treinamento-primeiros-socorros
Curso rápido e gratuito prepara para situações de emergência como um infarto ou engasgamento

Interessados em participar de um treinamento de suporte básico à vida oferecido pelo Hospital Vera Cruz e a Associação Comercial de Campinas podem se inscrever gratuitamente. O curso pode ser aproveitado por empresários que queiram qualificar um colaborador da empresa para agir em situações críticas, como infarto, engasgamento e convulsões até a chegada dos profissionais da área.




O treinamento tem carga horária de 1h30 e será realizado dia 29 de setembro, na praça em frente à Catedral Metropolitana de Campinas no Dia do Coração. De acordo com o Hospital Vera Cruz, a proposta do projeto é fazer com que pessoas que morem ou trabalhem em áreas de grande fluxo possam principalmente identificar um infarto ou engasgamento e saibam o que fazer até que o socorro especializado chegue ao local. (Veja no final da matéria como fazer inscrição)

Estudos da Sociedade Brasileira de Cardiologia, apontam que ao ocorrer um infarto, para cada um minuto sem medidas básicas de suporte à vida perde-se 10% de chance de salvar o paciente. Depois de 10 minutos, pode haver sequelas irreversíveis. No Brasil, a falta de conhecimento da população em geral faz com que a chance de um paciente sobreviver a um infarto em área pública é de 6,5%. Nos Estados Unidos, há regiões nas quais esse índice chega a 70% graças ao treinamento do maior número de pessoas.

Esses dados revelam a importância de dominar técnicas básicas de suporte à vida. Perceber em tempo que uma pessoa está inconsciente, sem movimentos respiratórios e iniciar rapidamente o processo de reanimação é fundamental. Segundo os médicos, a chance de um paciente se recuperar com funções neurológicas normais é muito grande.

Além do procedimento relativo ao infarto, os participantes do treinamento saberão identificar e o que fazer no caso de desmaios e convulsões. Reconhecer e saber como proceder em casos de engasgamento, principalmente de crianças, também faz parte do objetivo da ação.




Serviço:
Treinamento de Suporte Básico à Vida
Local: Em frente à Catedral Metropolitana de Campinas
Data: 29 de setembro (sexta)
Duração: 1h30
Inscrições: pelo e-mail [email protected]
Mais informações: (19) 3734-3122 e 3734-3196