Unicamp ultrapassa USP em ranking de universidades brasileiras

campus-unicamp-barao-geraldo
Vista aérea da Unicamp, campus Barão Geraldo Campinas/SP

O Ranking Universitário Folha (RUF), uma avaliação anual do ensino superior do Brasil realizada pelo jornal Folha de São Paulo e publicada sempre no mês de setembro classificou a Unicamp Campinas como a segunda colocada em sua avaliação. Com o resultado, a instituição ultrapassou a Universidade de São Paulo (USP), que ficou em 3º lugar. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ficou em primeiro lugar.




No ranking de universidades da RUF estão classificadas as 195 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado.

Tanto a USP (de 97,03 para 97,24) quanto a Unicamp (96,7 para 97,31) melhoraram seu desempenho em relação ao ano passado. A UFRJ, apesar de se manter no topo, teve queda de 97,46 para 97,42 pontos, segundos analistas da RUF em 2018 a universidade de Campinas poderá ser a primeira caso continue na mesma evolução em seu desempenho.

No item pesquisa, são levados em conta indicadores como o número de citações dos trabalhos e dos pesquisadores e quantidade de teses defendidas. Apesar da maior nota global, a USP lidera esse quesito, com a Unicamp ficando em segundo lugar por uma diferença de 0,01. Em ensino, a universidade campineira ganha por 31,26 (3º lugar geral no quesito) contra 29,96 (9º) da USP.

Veja também:
Guia do estudante Unicamp Campinas

Universidades públicas ocupam os dezessete primeiros lugares do ranking. A instituição particular que obteve a melhor colocação é a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em 18º.

Be