Evento gratuito sobre Alzheimer ‘Café Memória’ acontece em Shopping de Campinas; veja mais informações e como participar

 

 

Neste mês de outubro, a Sonae Sierra, empresa especialista em shopping centers promove, a 11ª edição do Community Day. A ação visa estimular o voluntariado dos colaboradores da companhia, que doam horas de trabalho em prol de projetos sociais. Com o tema Alzheimer, os shoppings da empresa, entre eles o Parque D. Pedro, estabeleceram parcerias com instituições sociais no seu entorno, para contribuir na divulgação e conscientização sobre a doença.




>> A enfermidade, que é incurável e se agrava ao longo do tempo, será o tema do Café Memória, evento do Parque D. Pedro que será realizado nos dias 18 e 19 de outubro (quarta e quinta- feira), das 16h às 18h, com entrada gratuita. Não é necessário fazer inscrição.

Para participar, basta comparecer no Pergolado, na Alameda, em frente da loja Claro, das 16h às 18h.

O Café Memória conta com apoio da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) /Sub-Regional Campinas, que comandará a roda de conversa nos dois dias de evento. Serão tratados temas como diagnóstico precoce e diferencial, como reconhecer e lidar com seu próprio comportamento e falhas de memória, conscientização e aceitação da doença, nutrição, atividades cognitivas, estratégias preventivas, tratamento e assistência à pessoa com a doença, entre outros.

abraz-campinas-alzheimer-2017“Infelizmente ainda não há uma cura para Alzheimer, mas temos tratamentos que podem alterar a progressão da doença, aliviando sintomas e mantendo a dignidade da pessoa, além de dar apoio aos cuidadores, que podem ser profissionais da saúde ou mesmo familiares”, diz a fonoaudióloga Elisandra Villela Gasparetto Sé, coordenadora da Abraz Sub-Regional Campinas.

 

Origem do nome Alzheimer
O nome oficial refere-se ao médico Alois Alzheimer, o primeiro a descrever a doença, em 1906. Ele estudou e publicou o caso de uma paciente, uma mulher saudável, que aos 51 anos desenvolveu um quadro de perda progressiva de memória, desorientação, distúrbio de linguagem (com dificuldade para compreender e se expressar), tornando-se incapaz de cuidar de si.

Números do Alzheimer no Brasil
Segundo a Abraz, a doença acomete hoje mais de 1,2 milhão de brasileiros. E, com o aumento da população idosa, acima de 65 anos – faixa etária mais afetada -, a tendência é que esse número continue crescendo e dobre a cada 20 anos, atingindo patamares alarmantes. No mundo, estima-se em 50 milhões de pessoas com demência, número que irá triplicar até 2050, segundo documento publicado pela Alzheimer´s Disease International (ADO) em setembro deste ano.




Café Memória em Campinas
Data: 18 e 19 de outubro (quarta e quinta-feira), das 16h às 18h
Local: Shopping Dom Pedro (Pergolado, na Alameda, em frente da loja Claro)
Endereço: Av. Guilherme Campos, 500 – Campinas – SP

Informações: 4003-7740 – www.parquedpedro.com.br

>> Clique para ver + notícias da região de Campinas, atualidades Brasil e mundo