Eclipse lunar acontece nesta sexta-feira 27 de julho; assista pela internet o mais longo eclipse total deste século

Fenômeno
Fenômeno também poderá ser acompanhado ao vivo pela internet, o Portal transmite a partir das 17h

Nesta sexta-feira (27-jul) ocorre o eclipse total da Lua. De acordo com especialistas a visualização inicial será possível às 17h30. No fenômeno astronômico, a Terra ficará entre a Lua e o Sol. Tal alinhamento fará com que a sombra do planeta encubra a superfície lunar, que deverá nascer cheia e com aspecto avermelhado. (transmissão ao vivo logo abaixo)



A coloração do satélite pode variar conforme o local do espectador, visto que a incidência de nuvens e poluição atmosférica influencia.

O eclipse poderá ser acompanhado a olho nu, sem necessidade de instrumentos. Os lugares ideais para ver o fenômeno são os com maior horizonte possível, sem prédios e morros nas proximidades como o litoral. A capital que vai assistir ao eclipse por mais tempo é Recife (PE). Quanto mais a Leste o observador estiver, melhor será para acompanhar o fenômeno.

A Lua gradualmente ficará iluminada, retomando sua cor tradicional, em processo que passará por um eclipse parcial e desembocará na iluminação totalmente livre de sobreposições.



Em Campinas
A região leste de Campinas como os distritos de Sousas e Joaquim Egídio terá melhor visibilidade do alinhamento entre a Terra, o Sol e a Lua, entre 17h40 e 18h13. Outro local que favorece a visualização do fenômeno será na Torre do Castelo. A construção, com 27 metros de altura, é um dos pontos mais altos da cidade. Outro ponto indicado será a Praça Arautos da Paz, na região da Lagoa do Taquaral na avenida Dr. Heitor Penteado. No Observatório de Campinas serão usados telescópios portáteis, pois grandes aparelhos não possibilitam a visão total desse eclipse. As inscrições estão encerradas e cerca de 400 pessoas vão participar.

Assistir o eclipse pela internet?
Quem não tiver a possibilidade de acompanhar o eclipse pessoalmente, pode assistir às transmissão ao vivo pela internet no Portal da RMC a partir das 17h00.

Quais cuidados devem ser tomados para assistir ao eclipse lunar?
Ao contrário dos eclipses solares, os eclipses lunares não oferecem riscos à saúde dos olhos. Não há problema nenhum em olhar diretamente para a Lua, e equipamentos como binóculos, lunetas e telescópios podem deixar a observação ainda mais interessante.