Distrito de Barão Geraldo em Campinas ganha Sistema de Ciclovia ligando transportes

A  Administração Municipal de Campinas entregou no dia 12 de abril, o primeiro sistema cicloviário do Distrito de Barão Geraldo, o segundo na cidade.

A ciclovia de Barão Geraldo tem 1,9 km, ligando o Terminal Barão Geraldo, a partir da Avenida Santa Isabel, até a moradia estudantil. Ela passa por diversos pontos de interesse, em viagens de curta distância, como terminal urbano, escolas estaduais, municipais e particulares, espaços de cultura, diversos pontos comerciais, áreas residenciais, postos de serviços públicos, campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e moradias de estudantes.

Essa ciclovia, cortando partes importantes de um bairro, interligados a um terminal urbano, é o conceito de sistema cicloviário elaborado pela Emdec, de integrar a bicicleta como modal de transporte para pequenos deslocamentos, aliado ao deslocamento maior, feito pelo transporte público.



A Emdec também promoveu a revitalização de ciclovias e ciclofaixas que já estavam implantadas na região, como a da Avenida Atílio Martini (implantada em 2007). Elas são ramificadas com a ciclovia de Barão Geraldo. O custo da obra foi de R$ 315,9 mil. O evento também contou com a presença de secretários municipais, vereadores, membros da subprefeitura de Barão Geraldo, técnicos da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e representantes da sociedade civil.

Mini sistema – O primeiro mini sistema cicloviário do município foi inaugurado em 10 de maio de 2018, no Distrito de Nova Aparecida. Na região foram implantadas três ciclovias, totalizando 2 km.

Campo Grande – O Distrito do Campo Grande também ganhará uma ciclovia. As obras de implantação começam neste primeiro semestre. Serão 5,2 km. Os investimentos em Barão Geraldo e no Campo Grande somam R$ 2,188 milhões.

Sistema cicloviário de Campinas



O sistema cicloviário do município ganha forma e demonstra a interligação com o transporte público. Contempla mais de 180 km de ciclovias, nas diversas regiões do município. O sistema será articulado com os principais eixos do transporte. O objetivo de tornar a bicicleta um meio de transporte para pequenos deslocamentos, aliada ao transporte público coletivo. A bicicleta é indicada para deslocamentos curtos, com raio em torno de 5 km. O conceito de “last mile”. Com velocidade média de 15 km/h, o tempo médio do percurso fica em 20 minutos.

Diferentemente das ciclofaixas, as ciclovias são espaços totalmente segregados do tráfego comum, sendo mais seguras para os deslocamentos. Com o novo trecho entregue, Campinas acumula quase 30 km de ciclovias.

Informações sobre o sistema cicloviário do município estão disponíveis no site da Emdec, no site da Emdec >> Trânsito/ Sistema Cicloviário