Teatros e Espaços Culturais

Teatro Castro Mendes
O Teatro Municipal Castro Mendes, é atualmente o maior e principal teatro público da cidade de Campinas. O local possui capacidade para 760 espectadores, palco em estilo italiano, sua boca de cena tem 15 m de cumprimento e 5,95 m de altura, as aberturas das cortinas permitem um vão livre de 14 m, a profundidade do palco é de 14,90 m e a altura do urdimento é de 16 m.




O teatro foi inaugurado em 1974, em comemoração do centenário da 1ª apresentação da Ópera “O Guarany”, do Maestro campineiro Antônio Carlos Gomes, na cidade de Milão, em 19 de março de 1890, no Teatro Alla Scalla.

O Teatro foi reinaugurado em 05 de dezembro de 2012, é sagrou-se como um importante espaço cultural de Campinas. Nele já foram realizados grandes espetáculos de teatro, dança e música, inclusive a apresentação de ópera com a participação a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.

Endereço: Praça Correa de Lemos, s/nº – Vila Industrial – Campinas
Telefone: (19) 3272.9359
Ver rota até o local


Teatro Iguatemi
Instalado no terceiro piso do Shopping Center Iguatemi Campinas, o teatro tem capacidade para 515 pessoas e oferece à cidade e região o que há de mais moderno em tecnologia e instalações teatrais.

A casa tem 2.410 m2 de área construída e conta com três níveis – plateia, piso superior e nível técnico. Um dos destaques é a dimensão do palco, que possibilita a realização de espetáculos de grande porte cenográfico. Além de 280 metros quadrados de área, o palco tem uma boca de cena com 14 metros de largura e 5,6 metros de altura.

Av. Iguatemi, 777 – Vila Brandina
(19) 3294-3166
Ver rota até o local

    


CPFL Cultura
A CPFL Energia primou por incentivar a cultura e assim, em 2003 criou um amplo programa cultural (a CPFL Cultura) com a missão de ser um lócus de organização da informação e produção de conhecimento sobre o mundo contemporâneo.




Dentro do objetivo de expandir as atividades para as demais áreas de concessão foi criado em 2014 o circuito CPFL de Arte e Cultura, com o intuito de espalhar a diversidade cultural brasileira em suas mais variadas formas: exposição, teatro, cinema e música popular e erudita.

Em 2015, foi criado o Instituto CPFL, que passa a centralizar os programas de cultura, esporte e qualidade de vida da CPFL Energia. A partir de 2016, o Instituto CPFL amplia ainda mais a promoção de atividades voltadas à comunidade levando ao interior de São Paulo o circuito energia.

Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632
Chácara Primavera – Campinas
Telefone: (19) 3756-8000
Ver rota até o local

    


Casa do Lago UNICAMP
O espaço é um órgão da Pró-Reitoria de Extensão de Assuntos Comunitários da UNICAMP, o espaço foi inaugurado em 18 de abril de 2002 no campus da UNICAMP, em Barão Geraldo e possui uma área construída de, aproximadamente mil metros quadrados, divididos em sala de cinema, sala multidisciplinar e sala de exposições.

O objetivo principal da Casa do Lago é fomentar o diálogo artístico e cultural dentro do Campus universitário e, também, entre a comunidade acadêmica e os diversos segmentos da sociedade, visando à disseminação de práticas culturais e de instrumentos pedagógicos e educacionais, abrangendo a pluralidade cultural do Brasil, que são elementos importantes para a formação integral e cidadã dos estudantes da UNICAMP de Extensão, de Graduação e Pós-Graduação.




Para atingir seu objetivo principal a Casa do Lago promove espetáculos artísticos, oficinas culturais, seminários e debates acadêmicos envolvendo as produções artísticas e culturais locais, regionais, nacionais e internacionais, nas suas mais variadas formas de linguagens e expressões, valorizando os rituais próprios da vida acadêmica e as datas que marcam o fluxo histórico da vida brasileira e da humanidade.

Tais ações têm como finalidade última a socialização e a integração de alunos, professores, funcionários e a comunidade externa, a qual contribui para a compreensão do contemporâneo e auxilia a pensar o futuro em um ambiente propício à convivência, à liberdade de expressão e ao respeito à diversidade, concorrendo para a melhoria da qualidade de vida na UNICAMP e o desenvolvimento cultural da sociedade.

Av. Érico Veríssimo – Cidade Universitária – Campinas.
Telefone: (19) 3521-1708 / 7017
Ver rota até o local

 


Teatro SESC Campinas
O Sesc – Serviço Social do Comércio é uma instituição de caráter privado, sem fins lucrativos e de âmbito nacional. Foi criado em 1946 por iniciativa do empresariado do comércio de bens, serviços e turismo, que o mantém e administra. A ação do Sesc São Paulo é fruto de um sólido projeto cultural e educativo, que trouxe, desde sua criação, a marca da inovação.

Endereço: Rua Dom José I, 270
Telefone: (19) 3737-1515
Ver rota até o local

 


Teatro SESI – Campinas
O Teatro SESI foi criado com a proposta de estimular as produções artísticas locais e incentivar novos talentos. O teatro é um polo divulgador de novos talentos e da cultura, com uma atuação marcada por pioneirismo, inovação e apoio aos grupos artísticos locais, contribuindo para o fortalecimento e a consolidação do teatro em Campinas.

O Teatro pertence ao Serviço Social da Indústria – SESI que nasceu com o papel de estudar, planejar e executar medidas que contribuam diretamente para o bem-estar social dos trabalhadores na indústria e nas atividades assemelhadas, concorrendo para a melhoria do padrão de vida no país e para o aperfeiçoamento moral e cívico, além do desenvolvimento do espírito de solidariedade entre as classes.

Av. das Amoreiras, 450, Parque Itália – Campinas
Telefone: (19) 3772-4100
Ver rota até o local