Úlcera no olho: fique por dentro do assunto

tratamento-ulcera-olho
A úlcera no olho é um problema que necessita de atenção especial

A úlcera no olho é um problema que necessita de atenção especial. Após conhecer mais sobre as manifestações clínicas, as causas e o tratamento, é importante que o indivíduo que esteja apresentando o problema, busque a orientação de um especialista.

Costumada a aparecer nas camadas mais profundas da córnea, uma úlcera no olho é uma ferida. Para quem desconhece, essa região é uma estrutura transparente que se localiza na superfície anterior do globo ocular.

Ao início do problema é importante iniciar rapidamente o tratamento. Quando os medicamentos são utilizados de forma correta, a cura é alcançada em três semanas.

No entanto, caso isso não aconteça, o indivíduo pode apresentar problemas de visão, podendo, por vezes, chegar a ficar cego.

A principal causa da úlcera na córnea está relacionada ao mau uso de lentes de contato. Entre outras causas estão as infecções ou algum trauma no olho. Em casos mais raros, a patologia pode ser manifestada pelo simples fato da pálpebra não fechar de forma adequada.

Conheça alguns sinais e sintomas da úlcera na córnea, que podem ajudar o indivíduo a reconhecer o problema e buscar rapidamente o tratamento.

– Dor ocular;
– Visão embaçada;
– Lacrimejamento;
– Contrações da pálpebra;
– Sensibilidade à luz;
– Vermelhidão ocular;
– Presença de secreções que pode ser coloração amarelada ou esverdeada.

Diante das manifestações anteriormente citadas, é muito importante que o indivíduo busque a orientação de um especialista. Através da avaliação, o profissional realiza o exame oftalmológico para observar a lesão existente na córnea. Além disso, ele também pode utilizar uma substância para confirmar o diagnóstico da patologia.

Após o diagnóstico de úlcera na córnea, é importante que o indivíduo siga alguns cuidados que ajudam a combater o problema, conheça alguns deles:

– Lavar as mãos com frequência e secá-las com toalhas limpas;
– Evitar o toque dos olhos com os dedos;
– É essencial deixar os olhos descansarem, pelo menos, até a infecção desaparecer;
– Utilizar óculos de Sol é muito importante para proteger os olhos de luzes intensas.

Logo após buscar a orientação do especialista, é indicado usar os medicamentos receitados por ele, visando o tratamento da úlcera no olho. O indivíduo deve seguir as indicações do médico, cuidadosamente, de modo a evitar as complicações do problema.