Conheça os alimentos que controlam a hipertensão

agua-cocoMaus hábitos alimentares são um dos principais canais para que a hipertensão arterial venha e se instale no corpo. Mas não se desespere se você é hipertenso, pois a doença tem salvação e pode ser prevenida ou tratada apenas com uma alimentação regrada.

Alimentos dos mais variados tipos são aliados poderosos na luta, como é o caso do sal light, que diminui a retenção de líquido, ou até mesmo alimentos que possuem fontes de cálcio que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos, reduzindo a pressão, como a quinoa, semente de gergelim, soja ou derivados.

Os hipertensos ainda podem contar com a leticina de soja, que previne danos nas artérias, além do suco de uva e vinho tinto orgânico, que contém bioflavonóides que combatem os radicais livres e relaxam os vasos sanguíneos.

A hipertensão também pode estar associada com vários fatores, assim como a obesidade. Aconselha-se também aliar a prática de atividades físicas para a prevenção e tratamento da doença. A hipertensão está ligada principalmente ao excesso de sódio.

Aveia
Que nutrientes têm? A aveia faz parte do grupo dos carboidratos e é uma excelente fonte de fibras, vitaminas e minerais. O alimento auxilia no processo de emagrecimento por retardar o esvaziamento gástrico, o que prolonga a sensação de saciedade. Desse modo, ele auxilia no controle da glicose sanguínea, sendo uma importante ferramenta para hipertensos. Além disso, a aveia contém magnésio que, em união com o cálcio, ajuda no relaxamento da musculatura, diminuindo o inchaço do corpo.

Ervas

Que nutrientes têm? Tanto a salsa, a cebolinha, o coentro, o alecrim, a sálvia, o manjericão, o louro e o tomilho, são ótimos temperos naturais e, por isso, podem substituir como nenhum outro alimento o uso do sal. Assim é possível diminuir a ingestão de sódio, um dos principais vilões dos hipertensos. O sódio favorece a retenção de líquidos no organismo, aumentando a pressão arterial e elevando o risco de doenças renais e cardiovasculares.

Alho
Que nutrientes têm? Ótima fonte de vitamina C, o alho tem alto poder antioxidante, atuando na diminuição de radicais livres. Além disso, a combinação de diversos elementos presentes nesse alimento, como o magnésio, auxilia, ainda que de forma singela, na dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão e facilitando a circulação do sangue.

Leite
Que nutrientes têm? Importante fonte de cálcio não pode ficar de fora da dieta de pessoas com hipertensão. O cálcio funciona como hipotensor, ou seja, atua na diminuição da pressão sanguínea, uma vez que estimula a eliminação de sódio. A grande vantagem desses alimentos é o fato de pequenas porções apresentarem grande concentração do mineral, recomenda-se que sejam consumidas as versões desnatadas e com baixo teor de gordura.

Salmão, sardinha e atum
Que nutrientes têm? Ômega 3. Anti-inflamatório e antioxidante que ajuda a limpar as artérias, permitindo que o sangue circule melhor.

Quinoa
Que nutrientes têm? Magnésio. Estimula a dilatação dos vasos sanguíneos.

Banana
Que nutrientes têm? Rica em Potássio controla a hipertensão, ao contrário do sódio, principal componente do sal.

Água de coco
Que nutrientes têm? É um isotônico natural, possui eletrólitos como magnésio e potássio. Elementos muito importantes para o combate a hipertensão.

Açaí
Que nutrientes têm? É rico em nutrientes que ajudam a controlar a pressão arterial, como potássio e magnésio.

Feijão
Que nutrientes têm? Rico em Potássio ajuda a combater a hipertensão.