Suco vermelho tem tudo para ser um ótimo aliado da saúde

Suco vermelho tem tudo para ser um ótimo aliado da saúde
Algumas frutas vermelhas contam com vitamina C que é essencial para a produção de colágeno

O suco vermelho é feito com frutas vermelhas e roxas, como o mirtilo, o morango, a jabuticaba, a amora, a melancia, a goiaba, entre outros. Esta bebida se destaca por ter uma poderosa ação antioxidante.

Isso significa que a bebida age combatendo os radicais livres do organismo, evitando problemas como a formação de tumores, além de proteger a saúde do coração, do cérebro e evitar o envelhecimento natural das células.

Entenda por que a bebida tem tantos pontos positivos e os cuidados necessários ao consumi-la.

Ação antioxidante: O principal ponto do suco vermelho é a sua forte ação antioxidante. Isto porque as frutas vermelhas e roxas possuem fitoquímicos, especialmente as antocianinas, que tem um poderoso efeito antioxidante. Assim, o suco vermelho age combatendo os radicais livres, responsáveis por danificar as estruturas celulares. Frutas com o tom mais arroxeados como a uva roxa, amora silvestre, mirtilo e jabuticaba possuem boas quantidades de antocianinas. A casca da maçã, o morango e a melancia também contam com esta substância. Todas as berries, como blueberry (mirtilo), framboesa e cranberry, contam com este fitoquímico.

Previne o câncer: O câncer ocorre quando as células sofrem alguma agressão que modifica a sua estrutura. Um dos fatores que leva a isso é o excesso de radicais livres e toda bebida antioxidante, como o suco vermelho, irá diminuir o risco da agressão dos radicais livres e por isso diminui o risco da formação de tumores.

Evita infarto e AVC: As propriedades do suco vermelho contribuem, principalmente, para evitar a oxidação do colesterol ruim, LDL. Isto é importante porque quando ele oxida, formam-se as placas de gordura que obstruem os vasos sanguíneos e podem causar problemas cardiovasculares, como infarto e AVC. Este benefício ocorre devido à grande ação antioxidante do suco vermelho. É importante deixar claro que o suco não irá baixar o colesterol, mas sim evitar a sua oxidação, o que também muito benéfico.

Bom para a pele: Quando o organismo sofre uma oxidação acelerada, que tem como uma das causas o tabagismo, há o risco da pele também envelhecer de forma mais acelerada. Nestes casos o suco vermelho pode ser interessante devido à ação antioxidante que irá proteger a qualidade da pele. Além disso, algumas frutas vermelhas como o morango contam com vitamina C que é essencial para a produção de colágeno. Esta substância é uma proteína que proporciona sustentação e firmeza para a pele, evitando a flacidez e problemas como estrias.

Bom para o cérebro: Um estudo realizado com mais de 16 mil pessoas e publicado no Annals of Neurology observou que o consumo de flavonoides presentes nas frutas vermelhas e roxas diminui as taxas de declínio cognitivo em adultos mais velhos. Como o suco vermelho é feito com essas frutas e possui boas quantidades de flavonoides, especialmente de antocianinas, ele também é um aliado do cérebro, prevenindo problemas como demência e doença de Alzheimer.

Quanto mais colorido melhor: Você provavelmente já ouviu falar dos benefícios do suco verde, como ter grande ação antioxidante, ser rico em fibras e ser um aliado da dieta. Porém, não é porque você vai tomar o suco vermelho que precisa abdicar do outro. Os alimentos verdes como a couve e agrião podem ser adicionados ao seu suco vermelho. Você pode preparar a bebida com morango e couve ou agrião, esses verdes irão aumentar a quantidade de fibras que você irá ingerir além de potencializar a ação antioxidante.

Cuidados ao preparar: É preciso tomar alguns cuidados ao preparar o suco vermelho. Em primeiro lugar evite coá-lo. Isto porque as cascas são fontes de fibras que irá proporcionar um índice glicêmico menor para a bebida e assim evitar picos de glicose ao ingerir um suco. Apenas o suco coado, sem essas fibras, possui um alto índice glicêmico o que com o tempo pode aumentar a incidência de diabetes tipo 2. Para adicionar mais fibras ao suco, você também pode colocar outras fontes desta substância como linhaça, chia e biomassa de banana verde. Para que o suco possa ter um efeito aliado da dieta, vale colocar o gengibre na preparação.  Além disso, o melhor é consumir o suco logo após o preparo, assim você aproveita todos os nutrientes. Porém, se não tiver tempo de preparar um suco diariamente, você pode congelar para consumir depois, as quantidades de nutrientes perdidos não será tão significativa. Prefira as frutas da época pois elas têm uma qualidade superior. O suco pode ser considerado uma das porções diária de frutas.