Conheça dicas para dormir e acordar bem

Conheça dicas para dormir e acordar bemFicar sonolento durante o dia todo, render pouco no trabalho e durante à noite, não conseguir dormir é um sinal de que é necessário cuidar do sono antes que esse problema tenha consequências mais graves do que um bocejo no meio do dia. Estabelecer alguns hábitos pode ajudar a fazer com que o seu sono renda mais e você consiga acordar no dia seguinte com muito mais energia.

1 – Relógio do sono. Para começar, procure ter regularidade nos horários tanto de dormir quanto de acordar. Não é recomendado ir para cama às 20h em um dia e às 2h da manhã no outro porque isso pode confundir o seu organismo. A dica é estabelecer uma rotina e segui-la como se fosse um compromisso. Estipule, por exemplo, que você deve dormir às 22h e acordar às 7h. Todos os dias.

2 – Cuide da alimentação. Quem come demais à noite pode até ficar sonolento, mas dificilmente terá um sono de qualidade. Quem ingere muito carboidrato ou gordura perto da hora de dormir faz com que o organismo trabalhe muito na digestão desses alimentos e isso não é bom porque ativa e concentra a circulação na região do intestino no momento em que ela deveria estar mais relaxada e amena. O ideal é dar um intervalo entre a hora do jantar e a de deitar.

3 – Evite cafeína, mas muita gente ainda insiste em tomar um cafezinho depois do jantar, comer um chocolatezinho de sobremesa e ainda tomar um chá gelado para acompanhar a refeição. A cafeína vai atrapalhar o seu sono e deve ser evitada à noite.

4 – Ilusão alcoólica. Outro erro comum é ingerir uma bebida alcoólica para pegar no sono. Pode até ocorrer a sonolência, mas muito provavelmente não ocorrerá um sono de qualidade dessa forma. O álcool tira o sono que rende, que é aquele em que a gente sonha e descansa. Ou seja, você pode adormecer rápido, mas vai ter um sono fragmentado e possivelmente acordar mais cansado ainda do que estava quando se deitou.

5 – Precisamos dizer que, para dormir bem, você precisa tentar (pelo menos) se desligar das preocupações e das situações mais estressantes do seu dia. Não use o momento de ir para a cama para fazer um balanço das últimas 24 horas e nem para programar as próximas atividades.

6 – Comida e trabalho na cama não combinam de forma alguma. Se você levar essas atividades para a cama, psicologicamente vai dar a esse ambiente uma conotação diferente da que ele deve ter. Levar um um livro para a cama pode desde que seja uma leitura relaxante e você não seja o tipo de pessoa que não consegue parar de ler até terminar a última página. Também pode ouvir música, novamente desde que você consiga relaxar com ela e ir desligando o cérebro.

7 – Um tempo antes de dormir você precisa evitar todos os aparelhos que emitem muita luminosidade – tv, celular, tablet etc. pois isso muda a secreção de melatonina, que é indutora do sono.

8 – Outra recomendação é a de evitar a atividade física perto da hora de ir para a cama. Isso pode aumentar sua temperatura e seu nível de vigília, o que vai fazer com que você não sinta sono e queira adiar a hora de descansar.

9 – Ambiente ideal. Por fim, claro, vale a pena cuidar do local em que você vai dormir. Atenção para temperatura, luminosidade, barulho, colchão e travesseiro.

10 – Se a mudança de hábitos não surtir efeito é possível que esteja sofrendo de alguma doença ligada ao sono. Ronco e apneia, por exemplo, são muito comuns e atrapalham demais o sono. Doenças desse tipo precisam ser tratadas com acompanhamento de especialistas. Ou seja, persistindo os sintomas, procure um médico.