Conheça as frutas mais saudáveis para a alimentação

Conheça as frutas mais saudáveis para a alimentação
Uma alimentação saudável deve ser seguida de exercícios físicos

Já é sabido pela maioria das pessoas que os alimentos como frutas e verduras conseguem suprir nossas necessidades diárias de vitaminas e minerais, proporcionando uma vida saudável e a prevenção de inúmeras doenças como câncer, diabetes, doenças cardíacas e degenerativas.

As frutas estão entre os alimentos mais nutritivos, pois conseguem proporcionar tudo o que o organismo necessita sem causar efeitos colaterais como ganho de peso. Mas quais são as frutas mais saudáveis?

Essa é apenas uma pequena relação dos benefícios que o consumo regular de algumas frutas traz para o organismo. Vale lembrar que uma alimentação saudável em conjunto com a prática de exercícios físicos proporcionam uma melhor qualidade de vida e maior longevidade com o corpo e mente em ótimas condições e livre de doenças.

 
Veja a lista das frutas mais saudáveis (a variedade de frutas é muito grande) elencamos algumas opções.

Limão
Os limões possuem boa quantidade de vitamina C, bioflavonóides e ácido cítrico, e por isso é um ótimo remédio para a cura do escorbuto, além de ser eficaz contra estresse, fadiga, dor de cabeça, alergias e até alguns tipos de câncer.

Uva
As uvas são ótimas fontes de energia, pois possuem em sua composição grande quantidade de carboidratos e vitaminas do complexo C e B. Ela ajuda melhorando o funcionamento dos rins, é eficaz contra enfermidades do intestino, abdome, fígado e também estimula as funções cardíacas.
Mesmo quando consumidas em formas de passas, são também uma ótima fonte de ferro que auxilia no transporte de oxigênio no sangue, além de ser eficaz contra tosses crônicas e desinterias.

Maçã
As maçãs possuem altas quantidades de vitamina C, E e do complexo B além de fibras e potássio. Elas atuam fazendo uma proteção na mucosa digestiva, também regulam o sistema nervoso, previnem problemas de pele e fadiga mental. Não bastando tudo isso a maçã também ajuda no tratamento de reumatismo, gota e artrite e ainda a diminuir a taxa de colesterol no sangue.

Manga
As mangas tem altas taxas de betacaroteno, carboidratos, vitaminas do complexo B, cálcio, potássio, fósforo, ferro e vitamina C. É excelente para combater a acidez estomacal, é expectorante, ajuda na purificação do sangue e é diurética.

Melão
Os melões possuem alto teor de betacaroteno, vitamina C e do complexo B. Ainda tem fibras, fósforo, cálcio, enxofre, cobre, ferro e potássio, por causa desse último elemento ele é indicado para cardíacos que precisam tomar remédios diuréticos, para quem está com hepatite, cálculos e cirrose hepática. É benéfico no tratamento de reumatismo, prisão de ventre, é calmante, fortificante e anticoagulante. Nas mulheres ele ajuda na normalização da menstruação e melhora a circulação.

Damasco
O Damasco possui muito betacaroteno, que sendo transformado em vitamina A pelo nosso organismo, ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, principalmente os de pele. O damasco seco é um antioxidante que ajuda a prevenir problemas de intestino. Também possui quantidades significativas de boro, potássio e ferro.

Framboesa
A Framboesa possui grande quantidade de vitamina C e fibras, que ajudam baixar os níveis de colesterol e doenças cardíacas. Também possui vitamina A, B1 e B5.

Abacate
O abacate possui ácido oléico, uma gordura insaturada que ajuda na redução do colesterol ruim (LDL) e a aumentar os níveis de colesterol bom (HDL). Porém deve ser consumido com moderação por ter alta quantidade de calorias. Também possui vitamina C, ferro e cálcio.

Figo
Os figos são uma fonte de potássio, fibras e também vitamina B6, que ajuda na produção de serotonina, reduz o colesterol e diminui a retenção de líquidos. Ainda é energético, pois possui também cálcio, cobre, potássio, magnésio e sódio na sua composição.

Tomate (tomate é uma fruta)
Ele é rico em licopeno, uma substância funcional que ajuda a prevenir câncer de próstata, de bexiga, estômago e cólon, por se tratar de um potente antioxidante. Também ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e na diminuição do colesterol ruim. Além disso também é rico em vitaminas A e B, fósforo, cálcio e potássio.