Dicas para cuidar da saúde no Carnaval

Dicas para cuidar da saúde no Carnaval
Alimentação, bebidas e exageros andam sempre juntas nesta época

Carnaval 2016: Para aproveitar os cinco dias de folia de uma forma mais saudável, o sono e a alimentação devem ter uma atenção especial para evitar problemas no meio da festa.

Para não comprometer o corpo, confira algumas dicas para manter a saúde:

1 – Proteja-se do sol
Se for curtir a folia durante o dia nos blocos de rua, previna queimaduras de sol optando pelo uso de chapéus, bonés, roupas leves e protetor solar, este indispensável neste período da estação.

2 – Mantenha-se hidratado pois cerveja não é água
Bebidas alcoólicas podem gerar quadros de hipoglicemia, causando desmaios, pois ao contrário de hidratar, o consumo de bebidas alcoólicas estimula que o organismo expulse água do corpo pela urina, o álcool tem função diurética. A água participa de vários processos metabólicos como a manutenção da temperatura do corpo, funcionamento dos rins e intestinos, pois isso jamais pode ser esquecido.

Outras maneiras de repor a perda de líquidos durante a folia é ingerindo sucos naturais, água de coco e frutas ricas em água. Os refrigerantes não devem ser contados como reposição hídrica.

3 – Alimente-se bem
Durante os cinco dias de folia do carnaval, o calor normalmente é muito intenso e com o verão atingindo temperaturas muito altas, os cuidados com a alimentação devem ser redobrados.

Prefira refeições leves, que facilitem a digestão, e evite alimentos ricos em gorduras e sal. Tenha cuidado com a preparação dos alimentos ou com aqueles expostos à temperatura ambiente durante longo período; sobretudo, deve-se ter atenção com preparações que contenham maionese, embutidos e camarão, que são os que mais provocam intoxicação alimentar.

4 – Cuidados com os pés
sandalia-carnavalOutro cuidado indispensável durante as festas de carnaval é com os pés. Pular, sambar e dançar são esforços que nem todas as pessoas estão acostumadas a realizar. E qual seria o sapato ideal para a folia?

Para as mulheres: Os melhores tipos de calçados são aqueles com plataforma na parte frontal. Pois esses sapatos estabilizam o pé e têm um poder de amortecimento melhor do que das sandálias com salto alto comum.
Para os homens: O tênis é o ideal, esse tipo de calçado já vem com sistema de amortecimento para quem quer aproveitar a folia.

5 – Descanse bem
Passar muitas horas sem dormir prejudica a saúde. Faça pausas para repor a energia. Com algumas horas de sono você acorda bem mais disposto para continuar aproveitando o Carnaval.

6 – Se beber demais…
Beber parece inevitável nessa época, e não tem problema tomar aquele drink ou cerveja. O importante é não se esquecer de ingerir água durante o consumo de álcool. Se abusar e a ressaca surgir, redobre a quantidade de líquidos e coma alimentos leves e muitas frutas e bom carnaval.

*** Não dirija após ingerir bebibas alcoólicas***

 

Leia também:

Saiba como amenizar náuseas e enjoos