Cabelo masculino conheça alguns cuidados básicos que ajudam muito

Cabelo masculino conheça alguns cuidados básicos que ajudam muitoDesconhecido pela maioria dos homens, alguns cuidados básicos com o cabelo pode deixa-los com um aspecto melhor e prolongar a vida dos fios por mais tempo. Para homens que usam o cabelo comprido, ou no caso os oleosos cuidados precisam ser ainda maiores. Por questão hormonal o cabelo masculino cresce mais rápido, tem um brilho maior e também são mais resistentes.

Os homens também têm muito mais tendência à calvície do que as mulheres, e isso é um fato. O que se deve ao hormônio testosterona. Por isso, é preciso que os homens tenham hábitos recomendados e voltados para os fios diariamente.

É muito importante lavar os cabelos todos os dias para controlar a oleosidade do cabelo. Come este simples cuidado, será possível evitar a aparição de caspa, oleosidade, seborreia e outras dermatites do couro cabeludo.

A história de que lavar os cabelos todos os dias faz o cabelo cair é mito! Portanto lavar e principalmente enxaguar bem os cabelos para não deixar resíduos de produtos é muito importante. No caso de cabelos muito oleosos, é recomendado lavar e repetir a operação duas vezes usando uma quantidade mínima de shampoo.

1) Corte para cuidar
O hábito de cortar os cabelos regularmente, ajudar a dar mais resistência e traz um aspecto de cabelo bem cuidado. Cortar o cabelo uma vez a cada vinte dias é o aconselhável para os homens. Uma vez a cada 30 dias para os que possuem um corte mais variado e uma vez a cada 40 dias ou pouco mais para cabelos cacheados ou maiores, também é recomendado aparar as pontas ajuda a evitar ressecamento.

2) Cuidado com a água quente demais
A temperatura da água pode causar danos se for muito quente, portanto no banho, tome muito cuidado com a água quente, pois quando muito quente, provoca o aumento da produção da glândula sebácea, e por conseqüência, auxilia no aumento da indesejável caspa e da oleosidade dos fios. Além de sensibilizar o couro cabeludo.

 




3) Shampoo certo para cada tipo de cabelo masculino
A escolha do shampoo é muito importante, por isto escolha sempre um que seja apropriado para o seu tipo de cabelo e se possível, lave-o todos os dias. O fio capilar é como uma esponja que absorve todas as impurezas do meio ambiente. Além de o cabelo masculino já ter tendência a ser mais oleoso, o comprimento também pode não ajudar. Os curtos acabam ficando oleosos mais facilmente, pois ela fica mais visível graças ao mantoácido, substância responsável por manter a oleosidade natural do couro cabeludo até quatro dedos abaixo da raiz. Por tanto o segredo é lavá-los bem diariamente. Não se recomenda lavar os cabelos com sabonete, pois ele possui componentes que podem agredir o fio do cabelo propiciando à queda.

4) Variar o shampoo
Trocar de shampoo periodicamente é recomendado, pois muitas vezes, o cabelo pode se acostumar com um determinado princípio ativo do produto, fazendo com que ele fique com uma aparência opaca e “sem vida”.

5) Combata a caspa
A caspa é um problema comum nos homens. Essa descamação associada à coceira pode ser causada por vários distúrbios diferentes, incluindo pele ressecada, dermatite seborreica, psoríase e eczema. Estresse, oleosidade no couro cabeludo, variações hormonais e diminuição da imunidade corporal podem agravar o problema. É recomendado o uso de shampoo anti-caspa.

6) Fuja do Shampoo 2 em 1
Eles aumentam a oleosidade do fio e deixam o cabelo com aspecto pesado. A fórmula traz ingredientes com alto poder de hidratação e outros que grudam na sujeira dos fios e são arrastados com a água durante o enxague.

7) Condicionador – Use moderadamente
Use o condicionador apenas se precisar, ou se o cabelo for muito seco, para os cabelos oleosos com pontas secas use apenas nas pontas. Mas deve ser usado em pouca quantidade e apenas nas pontas do cabelo e enxaguar bem. Não é recomendado o uso de condicionador sem enxaguar o cabelo para que ele fique com um aspecto “legal”. Se precisar usar condicionador procure sempre usar de acordo com a quantidade de cabelo e nunca passar até a raiz do cabelo. Para cabelos muito curtos, o ideal é uma quantidade equivalente a uma moeda de 5 centavos; enquanto que para cabelos maiores ou cacheados o equivalente a uma moeda de 25 centavos.

 




8) Finalizadores – Escolha o tipo certo
Quanto aos finalizadores é importante escolher o que é adequado ao seu tipo de cabelo, e de acordo com o que você deseja do seu penteado. Como o cabelo do homem tem mais tendência à oleosidade procure não usar pomada, gel ou qualquer outro tipo de finalizador na raiz. Não exagere na quantidade e aplique só na parte superficial do cabelo.

9) Invista em tratamentos
Os cabelos são sensíveis aos efeitos esternos, e por isso independente do seu tipo de cabelo, todos precisam de hidratação independente se o cabelo é masculino ou feminino. Por esse motivo de tempos em tempos procure fazer esse procedimento, pois irá ajudar a fortalecer e recuperar os fios. No caso de cabelos secos, faça hidratação a cada 15 dias ou sempre que for cortá-los.

10) Tratamento de dentro para fora – Cuidados na alimentação
A alimentação é muito importante para nutrir os cabelos, e para isso devemos ter uma alimentação balanceada. Quando está faltando algum nutriente em sua alimentação, quase sempre, reflete diretamente nos cabelos. Por isso, tenha uma alimentação rica em legumes, verduras e cereais. Do contrário você pode ter queda de cabelo, problemas com o crescimento e enfraquecimento, proveniente de uma má alimentação.

11) Queda de Cabelo – Como prevenir
Esse é o problema mais temido pela grande maioria dos homens. A queda de cabelo tem que ser tratada por um dermatologista, pois nada melhor do que um especialista no assunto para indicar os melhores tratamentos e produtos. Shampoos antiqueda podem ajudar a prevenir a perda dos fios, mas para realmente acabar com a queda é preciso combater o real motivo da queda e para isso só mesmo visitando um especialista no assunto, um dermatologista.

A calvície é determinada geneticamente. Se você possui familiares calvos, portanto, vale a pena iniciar um tratamento precoce, logo que notar o afinamento dos fios ou a rarefação frontal (entradas). Se for calvície androgenética, ou seja, hereditária, é possível minimizar utilizando produtos apropriados indicados por um dermatologista, como minoxidil e finasterida.
Além do fator hereditário, a calvície pode ser agravada pelo uso de hormônios anabolizantes, por traumas de couro cabeludo ao esfregar com força exagerada na lavagem e por distúrbios emocionais. Procure um médico antes de fazer uso de qualquer medicamento.

 




12) Bonés e Chapéus – Use com moderação
Muitos homens têm mania de usar boné ou chapéu o tempo todo, e esses acessórios, se utilizados em excesso, podem prejudicar muito a saúde dos fios. Se usados durante muito tempo eles podem acabar “abafando” o couro cabeludo, o que pode acentuar problemas como caspa e calvície, ajudam a acumular sujeira junto com o suor, aumentam a oleosidade que provocam os danos que resultam na queda dos cabelos.

Se bonés ou chapéus forem usados depois de lavar os cabelos, eles vão dificultar a secagem adequada do couro cabeludo, o que piora o problema de caspa e provoca mais ainda a queda de fios. Então o ato de usar chapéus ou bonés deve ser mínimo ou evitado.

13) Cabelos grisalhos – Cuidados especiais
Para quem quer assumir os cabelos grisalhos, é importante se ligar em shampoos indicados para esse tipo de cabelo, caso contrário pode deixá-los amarelados. Além disso, é necessário passar filtro solar especial para cabelos sempre. Agora se você quer disfarçá-los, os tonalizantes são uma ótima alternativa às tintas.

14) Dicas gerais para cuidar do cabelo masculino
Uma dica muito importante é evitar dormir com os cabelos úmidos, pois dormir com os fios molhados pode ajudar no aparecimento de fungos no couro cabeludo. E ainda, quando utilizar gel, procure removê-lo antes de dormir.

De preferência ao uso de pentes de madeira, com dentes largos. O pente de madeira permite a neutralização estática, além dos cabelos ficarem mais fracos quando estão molhados.

  • Procure usar produtos com FPS (Fator de Proteção Solar), durante o verão.
  • Após aplicar o xampu, enxague os cabelos com água fria para fazer a umidade aderir aos fios de cabelo.
  • Para que os fios não fiquem ressecados e parecendo sujos, procure não usar gel a base de álcool, utilize na forma de cremes. Se forem usados em excesso e de maneira errada, levam à quebra do fio ou opacidade.
  • Modere o uso de gel para modelar. O produto sobrecarrega quimicamente o cabelo, abafa o couro cabeludo e exige uma limpeza muito agressiva. Como alternativa a esse tipo de produto, use uma mousse hidratante para arrumar os fios mais rebeldes.