Uso excessivo de fones de ouvido causa danos a audição principalmente entre jovens

uso-excessivo-fone-ouvidoA Apidiz (Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido) alerta para o uso excessivo de fones de ouvido em volume alto, tal prática pode causar perdas auditivas principalmente em adolescentes. Um estudo realizado com 170 jovens de 11 a 17 anos constatou que 92 dos entrevistados (54,7%) apresentaram zumbido nos ouvidos por causa da exposição ao som alto e, sendo que 51% dos jovens afetados tiveram zumbido depois de usar fone de ouvido por muito tempo.

Se essa geração de adolescentes continuar se expondo a níveis muito elevados de ruído, provavelmente apresentará perda de audição entre 30 e 40 anos”, estima Tanit Ganz Sanchez, coordenadora do estudo e professora de otorrinolaringologia da USP. De acordo com a pesquisadora, o zumbido nos ouvidos é considerado um tipo de perda auditiva porque prejudica as células ciliadas.

Localizadas no ouvido interno (cóclea), essas células alongam e encurtam repetidamente quando estimuladas por vibrações sonoras e, ao serem estimuladas por altos níveis de vibrações (como os causados por uma explosão, fogos de artifícios, som alto de um fone de ouvido ou show), ficam sobrecarregadas e podem sofrer lesões temporárias ou definitivas. “O zumbido nos ouvidos costuma ser consequência de lesão dessas células auditivas”, esclarece Tanit.

 




Algumas das formas de se proteger do problema estão no uso de protetor auricular e fazer intervalos durante o período de exposição ao som. “Ao fazer um intervalo de dez minutos a cada hora de exposição a altos níveis de ruído é possível aumentar a chance de os ouvidos se recuperarem e não terem lesões definitivas”, conclui Tanit.

Alguns cuidados são simples;

– O volume dos aparelhos de MP3 e celulares com fones de ouvido não podem passar de 60 decibéis.
– Evitar ficar muito tempo em ambientes fechados com música alta.
– Use protetores auditivos sempre que for exposto a sons altos.
. Opte por fones de conchas, eles distribuem melhor o som e prejudicam menos a audição
– Evite ficar perto de caixas de som.
– Não ligue o rádio, a TV, máquina de lavar, liquidificador e outros eletrônicos de uma só vez.
– Fique em silêncio sempre que possível depois de dias agitados para dar descanso aos ouvidos.