Conheça os benefícios do consumo de legumes e verduras para a saúde

hortalicas-legumes-verdurasPara ter uma saúde boa é fundamental ingerir no dia a dia tanto os legumes quanto as verduras que pertencem ao grupo das hortaliças com certa frequência. Legumes e verduras pertencem ao grupo das chamadas hortaliças, que são aqueles ricos em vitaminas, sais minerais e fibras. Estes, são nutrientes importantes para proteger o organismo contra várias doenças. Sem contar que as hortaliças são ricas em potássio, um mineral que ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso e na produção de energia.

O recomendado por órgãos de saúde é consumir diariamente, pelo menos três porções de hortaliças (e frutas) na alimentação. Por sua vez, o Instituto Americano de Pesquisa de Câncer (AICR) afirma que uma dieta rica em hortaliças e frutas variadas, preferencialmente cruas, ajuda a reduzir de 60% a 70% o risco de desenvolver alguma forma de câncer.

A parte comestível das verduras são as folhas, hastes, flores ou botões. Já a dos legumes são os frutos, sementes e raízes. Esses alimentos não apenas fornecem uma cor em nossa refeição, como trazem nutrientes importantes. E, saiba, a cor da hortaliça determina seu benefício.

 




Por exemplo:
Hortaliças verdes (como brócolis, rúcula e espinafre): agem na renovação das células do sangue e fortalecem o sistema imunológico;
Hortaliças vermelhas (como pimentão, tomate e rabanete): ajudam a diminuir os riscos do câncer de próstata e são fontes de vitamina C;
Hortaliças laranjas (como cenoura e abóbora): são muito boas para a visão, beleza da pele e auxiliam na prevenção de diarreia e doenças como bronquite;

Além disso, a ervilha, o grão-de-bico e a “soja verde” também são ótimos alimentos, exemplos de hortaliças, que devemos consumir. Eles são ricos em proteínas, ou seja, nutrientes responsáveis pela construção e manutenção do tecido e defesa do organismo. A maioria das pessoas desconhecem é a de que batata, batata-doce, os milhos, melão, morango e melancia também são considerados hortaliças.

Conheça os principais benefícios que legumes e verduras oferecem à saúde.

Hortaliças brancas
Cebola, alho, aipo e couve-flor contêm flavonoides, compostos com atividade antioxidante [impedem o envelhecimento celular] que também possuem atividade antialérgica, anti-inflamatória e antiviral. Além de minerais, como selênio e compostos conhecidos como organossulfurados (que também possuem atividade antioxidante).

Eles atuam contra processos inflamatórios e alergias, ajudam a fortalecer os sistemas imunológico e circulatório, e ainda protegem de doenças relacionadas ao envelhecimento, como a artrose.

Hortaliças verdes
Couve, alface, agrião, brócolis e pimentão contêm pró-vitamina A, vitamina B2, vitamina B5, vitamina C, vitamina K e minerais como cálcio, ferro, magnésio e potássio. Estes que auxiliam na saúde da pele, dos ossos, do cabelo e da visão, bem como no bom funcionamento dos sistemas digestório, imunológico e sexual.

Além disso, auxiliam na redução do colesterol, na prevenção de doenças cardiovasculares (como a aterosclerose), ajudam a evitar o acúmulo de material gorduroso nas paredes das artérias e ainda previnem do envelhecimento precoce.




Hortaliças amarelo-alaranjadas
Cenoura, abóbora, pimentão, batata e melão são ricos em pró-vitamina A, vitamina C, carotenoides (substância responsável por dar cor a frutas e hortaliças) e flavonoides. Estes nutrientes auxiliam no crescimento, na proteção contra doenças cardíacas e nas manutenções da visão e da pele. Também contribuem para o bom funcionamento dos sistemas imunológico e sexual.

Hortaliças vermelhas
Tomate, melancia e pimenta contêm licopeno e vitamina C, substâncias que podem ajudar a reduzir o risco do desenvolvimento de cânceres de próstata, mama e estômago. Eles também atuam na manutenção da saúde da pele, da gengiva, da regulação dos vasos sanguíneos, na redução do colesterol e reduzem as chances de se ter doenças cardiovasculares.

Hortaliças roxas
Contêm antocianinas e ácidos fenólicos, que são propriedades anticancerígenas, melhoram a memória e protegem contra doenças do coração. O suco de beterraba, por exemplo, reduz a pressão arterial e melhora a circulação sanguínea.

>> Clique para ver + notícias de saúde