Conheça os benefícios que o caqui pode oferecer à saúde

beneficios-do-caquiCaqui, a fruta que teve sua origem na china e que mais tarde se espalhou pelo mundo é uma fruta muito nutritiva e com grande quantidade de vitaminas E e C, minerais, antioxidantes, fitonutriente (que promovem efeitos benéficos ao organismo). Esses nutrientes neutralizam por exemplo os radicais livres que causam muitas doenças degenerativas com a idade Como: o câncer Catarata e Degeneração Macular (visão).

Outro componente fundamental encontrado no caqui para manter a saúde é o betacaroteno, que atua como antioxidante e combate a formação de radicais livres que ocorrem continuamente no nosso organismo. Além da visão o fruto melhoras a formação de unhas e cabelos além de auxiliar no desenvolvimento ósseo.

A fruta contribui para o bom funcionamento do intestino, por conter fibras, e atua como calmante, devido à alta concentração de açúcar e frutose, razão pela qual deve ser consumida moderadamente, em especial por diabéticos. O ideal é não exagerar. A melhor recomendação é variar os tipos de fruta e escolher ao menos três por dia.

 




Delicado e com casca muito fina, o caqui precisa ser bem embalado para a venda. Na hora da compra, deve estar livre de rachaduras, firme e com a coloração uniforme. A recomendação é consumi-lo in natura, ou seja, cru.

Mas muitas pessoas gostam de saboreá-lo na forma de suco. Este, porém, tem de ser bebido logo após o preparo. Do contrário, o sabor é alterado e perde-se parte das vitaminas.

Após a compra, caso o caqui esteja maduro, a recomendação é guardá-lo na geladeira entre três e cinco dias, no máximo. A conservação também pode ser feita em local fresco, desde que o consumo seja rápido. Se ainda estiver verde, deve ser mantido fora da geladeira para amadurecer.

É importante lavá-lo com delicadeza, um a um, esfregando com as mãos. Em seguida, deixá-lo imerso em solução clorada (hipoclorito de sódio, à venda em supermercados) por aproximadamente 20 minutos. Não é recomendável lavá-lo se o consumo não for imediato, pois pode azedar a fruta.

Por que caqui ajuda a emagrecer?
Rico em fibras, o caqui contribui para o bom funcionamento do intestino e provoca um aumento da sensação de saciedade no estômago, o que faz com que você diminua a quantidade de alimentos a ser ingerida durante o dia. Desta forma, a fruta pode contribuir na perda de peso. A dieta com caqui deve ser combinada a alimentos que auxiliam no emagrecimento, caso contrário, o resultado será o inverso.

Dê preferência para consumir o caqui próximo ao horário de praticar atividades físicas, pois elas irão acelerar o fluxo sanguíneo e permitir que determinadas substâncias da fruta auxiliem na aceleração do metabolismo, contribuindo com a eliminação de gorduras e toxinas do organismo.

Benefícios do caqui no combate ao câncer:
O Caqui possui uma grande quantidade de nutrientes que protegem dos radicais livres que são responsáveis pelo câncer. Os antioxidantes e fito-nutriente neutraliza esses radicais livres e prevenir danos ao DNA. As células do DNA danificada se transforma em uma célula cancerosa. Então, caqui é eficaz na proteção contra a causa do câncer.

Benefícios do caqui para os olhos:
Os radicais livres é o principal causador dos danos nas retina dos olhos, que por sua vez causa a perda de visão do olho. O Caqui contém uma grande quantidade de nutrientes como antioxidante: Vitamina A, Vitamina C, Vitamina K e zeaxantina. Estes nutrientes são extremamente importantes para proteger os olhos.

 




Caqui melhora o sistema digestivo:
O Caqui fornece uma grande quantidade de fibras, que é essencial para melhorar o processo de digestão, ele também ajuda a prevenir a constipação.

Benefícios do caqui para envelhecimento:
Os radicais livres danificam células da pele e estimular o envelhecimento que é mais rápido que o normal. Mas antioxidantes e fitonutrientes reverter o efeito de envelhecimento e proteger de envelhecimento precoce.

Benefícios do Caqui para desintoxicar o corpo:
O caqui contém altas quantidades de nutrientes que protegem de muitas doenças. Juntamente com isso, também e benéfico para desintoxicar todas as substâncias tóxicas armazenadas no cólon. Por isso, protege contra o câncer de cólon.

Efeito colateral do caqui:
O caqui proporciona muitos benefícios à saúde, mas, ele contém grande quantidade de tanino, que se comer com o estômago vazio ou em excesso pode causar diarreia. Pacientes com diabetes devem evitar o fruto, devido à alta quantidade elevada de açúcar.

As propriedades do caqui (um fruta de 100 gramas)
Calorias – 71 kcal
Fibras – 6,5 g
Cálcio – 18 mg /li>
Vitamina C – 29,6 mg
Potássio – 164 mg
Fósforo – 18 mg
Carboidrato – 19,3 g