Veja dicas para emagrecer de maneira mais rápida e de forma saudável

 

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Um grande desafio para as pessoas que querem emagrecer rapidamente é conseguir perder os quilos indesejáveis e se manter saudável. Algumas dicas bem práticas podem ser usadas para perder peso e ganhar saúde.

Determinação – É importante que a decisão de emagrecer seja pessoal sem grandes pressões de outras pessoas. è importante colocar a alteração de estilo de vida como prioridade – Mudar hábitos requer esforço disponibilidade e tempo.

Traçar um plano – As metas devem ser realistas e graduais. Objetivos muito altos podem não ser atingidos e, assim, gerar insegurança e frustração. A vontade de emagrecer pode conduzir a comportamentos inadequados ou exagerados.




Dietas rápidas são desequilibradas e podem causar deficiências nutricionais, fazer jejum ou pular refeições leva mais facilmente a cometer excessos e é importante saber que alimentos sem gordura não são alimentos sem calorias, por isso, é importante ler atentamente os rótulos dos alimentos.

>> Começar a equilibrar a alimentação e variar o consumo de alimentos é o primeiro passo: consumir alimentos de todos os grupos: grupo dos cereais, pães, tubérculos; grupo das frutas; grupo das verduras e hortaliças; grupo do leite e derivados; grupo das leguminosas; grupo das carnes; grupo dos doces e gorduras.

>>Dar preferência aos alimentos preparados de forma cozida, assada ou grelhada. Evitar as frituras.

> Consumir cereais integrais, como farelo de aveia, fibra de trigo, linhaça, gergelim, dentre outros, em preparações como vitaminas de frutas, iogurtes, sucos de frutas ou até mesmo sobre as próprias frutas. Estes cereais integrais, possuem boa quantidade de fibras, que são essenciais para quem quer perder peso, pois estimulam a saciedade, controlando o consumo de alimentos.

** Realizar de 5 a 6 refeições por dia: café da manhã (desjejum), lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Nos lanches dar preferência ao consumo de frutas, se for no trabalho, optar por frutas de fácil transporte como maçã, pêra, tangerina, laranja, banana, ameixa fresca, dentre outras

** Usar leite e derivados magros de preferência usar leite e iogurte desnatado e queijos do tipo ricota e minas frescal. Estes alimentos possuem menor quantidade de gordura, desta forma são consumidos alimentos que são fontes de proteínas para o organismo, sem estar consumindo muita quantidade de gordura.

** Comer devagar. Realizar uma mastigação adequada, cortar os alimentos em pequenas porções e mastigar bem. Esta prática melhora a sensação de saciedade, porque o cérebro recebe a mensagem de satisfação do apetite.




** Não verificar o peso diariamente, mas sim semanalmente. Se pesar várias vezes cria uma ansiedade, que pode aumentar o consumo alimentar.

** No almoço, ingerir bastante saladas, principalmente as cruas, pois estas exigem mais mastigação, estimulando a saciedade. Recomenda-se consumir a salada antes das outras preparações.

** Beber bastante líquido durante o dia, pelo menos dois litros de água por dia entre as refeições.A sede é um dos primeiros sintomas de desidratação, portanto é importante beber água antes de sentir sede.

** Exercício físico: Para perder peso, é necessário que o organismo aumente o gasto de energia, e isto pode ser alcançado através da prática de alguma atividade física. É recomendado procurar um  profissional especializado que possa  indicar o tipo de atividade física adequada para cada pessoa.

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