Conheça os benefícios que uma boa noite de sono pode trazer para o corpo

uma-boa-noite-de-sonoUma boa noite de sono pode garantir um bom funcionamento do organismo, o que resulta em combate a uma série de problemas ajudando a manter o corpo mais saudável, pois durante o sono o organismo produz proteínas extras que ajudam o sistema imune a ficar mais forte, principalmente em situações de estresse.

Dormir com qualidade é o melhor medicamento possível. Uma boa noite de sono dá mais energia, e melhora o bem-estar em geral. Já a falta de sono afeta todas as funções do corpo.

Dormir menos que o recomendado (6 a 8 horas em média) ou acordar diversas vezes durante a noite em decorrência de distúrbios como apneia e insônia pode causar mais malefícios ao organismo do que imaginamos.
Confira alguns benefícios que o sono é capaz de proporcionar:
O sono fortalece o sistema imunológico
Quer ficar de fora da lista de lesões e ficar menos doente?
Crie o hábito de descansar com qualidade para manter em “boa forma” as células e proteínas do sistema imunológico. Isso melhora a capacidade de derrotar os resfriados, a gripe e outras infecções. O sono também deixa as vacinas mais eficazes. Depois de ser vacinada, uma pessoa com problemas de sono não desenvolve a mesma resposta de anticorpos do que uma pessoa bem descansadas, e isso a deixa mais suscetível.

O sono ajuda a manter a boa forma
Dormir com qualidade é um “suplemento” esportivo da natureza, melhorando a velocidade, a coordenação, tempo de reação e recuperação muscular. Dormir mal atrapalha o desempenho na academia. Um estudo de 2013 de um instituto chamado Journal of Strength and Conditioning Research descobriu que a privação do sono reduz a força do músculo e a energia, especialmente se o treino for no final da tarde.




Uma boa noite de sono aumenta a “tolerância” à dor
Um estudo de 2012 da revista Sleep, dividiu dois grupos: um que dormia 9 horas por noite e outro que dormia uma média de sete horas por noite. Os pesquisadores testaram por quanto tempo cada participante conseguia encostar o dedo a uma fonte de calor radiante. Pessoas do grupo de nove horas resistiu ao calor por mais tempo. Não está claro por que mais sono leva a mais tolerância à dor, mas resultados semelhantes em outros estudos sugerem que uma longa noite de sono é um analgésico potente.

O sono melhora o humor
Uma noite bem dormida faz com que a pessoa acorde sentindo-se mais brilhante e otimista, e com mais energia. Agora ao contrário, uma noite de insônia pode tornar a pessoa mais irritável no dia seguinte. A insônia pode tornar o corpo vulnerável ao estresse e ansiedade. Tudo isso atrapalha uma boa noite de sono, então a pessoa fica presa em um ciclo de insônia e mau humor. O plano de fuga para isso é ir para a cama pelo menos uma hora mais cedo do que a de costume, com isso o ciclo tende a voltar ao normal nos dias seguintes.

Melhora os relacionamentos afetivos
Considerando que a privação de sono contribui para o mau humor, não é de se espantar que quem dorme mal tem mais problemas com seu parceiro, incluindo uma maior probabilidade de desentendimentos e uma reduzida capacidade de ter empatia. Os hábitos de sono têm um efeito mais amplo sobre as pessoas ao seu redor do que se imagina, contribuindo para a satisfação no relacionamento e para a felicidade.




Ajuda a prevenir quilos extras
Uma boa noite de sono não irá necessariamente resultar na perda de peso, mas pode manter o corpo longe de ganhar alguns quilos extras. A insônia sobe a produção do hormônio grelina, que estimula o apetite. A insônia também leva a uma diminuição do hormônio leptina, que é mais propenso ao stress e com menos energia, a falta de sono reduz a sua capacidade de evitar alimentos não saudáveis.

O sono mantém o coração saudável
A má qualidade do sono está associada a problemas de saúde no coração, de pressão alta e até a ataques cardíacos. Uma noite mal dormida pode levar a um aumento nos hormônios do estresse como o cortisol. O aumento nos hormônios de estresse obriga seu coração a trabalhar mais e aí ele não tem o descanso que necessita, dizem especialistas.

Uma noite mal dormida pode comprometer até no trabalho
Enquanto uma boa noite de sono está ligada a uma melhor concentração e melhora do desempenho cognitivo, uma noite sem dormir faz com a pessoa se sinta dispersa e sem foco no dia seguinte. Isso poderá certamente interferir no desempenho dentro do trabalho.

Uma boa noite de sono reduz as chances de acidente ao dirigir
Falta de sono reduz a capacidade de concentração. Portanto, “dirigir um carro quando se está com sono é tão perigoso quanto dirigir bêbado”. Pessoas que dormem regularmente por seis a sete horas por noite são duas vezes mais propensas a entrar em um acidente do que aquelas que costumam dormir por pelo menos oito horas, segundo um estudo da Fundação AAA para Segurança no Trânsito. Durma menos de cinco horas, e as chances de um acidente quadruplica, informa o estudo.

Uma boa noite de sono melhora seu desempenho sexual
Uma noite bem dormida mantém os níveis de testosterona alto, previne problemas de ereção e garante que o homem nunca fique exausto demais para o sexo. A falta adequada de sono compromete a qualidade do sexo pode cair. Pesquisas mostram que os homens que dormem menos de seis horas todas as noites têm níveis mais baixos de testosterona e baixo nível de testosterona pode “comprometer” o desejo sexual.

 

Dicas para pessoas com insônia:




Mantenha o quarto livre de desordem e distrações. Tenha certeza que se tem a cama e colchão adequado para suas necessidades. O colchão errado pode acarretar problemas músculo-esqueléticos e distúrbios do sono, uma vez que o corpo terá dificuldades para relaxar.

Use a cama apenas para dormir. Evite usar cama para assistir televisão, comer, trabalhar ou qualquer outra atividade. Evite dormir com a TV ligada e, principalmente, assistir programas de ação antes de deitar. Se você é uma das pessoas que gosta de fazer leituras deitado na cama durante a noite, leia apenas livros prazerosos.

Estabeleça um ciclo regular para dormir e acordar. O corpo vai criar um relógio interno para as atividades e, eventualmente, responder à estímulos internos para ficar sonolento em um determinado momento e acordado em outros. Uma boa maneira de começar a ajustar esse ciclo é acordando toda manhã no mesmo horário, até mesmo nos finais de semana e feriados. Embora a média ideal de sono seja de oito horas, essa necessidade varia de um indivíduo para outro, observe e respeite o seu ritmo.

Evite fazer uso de bebida alcoólica, principalmente próximo ao horário de dormir. Doses excessivas de álcool em qualquer horário também podem perturbar seu padrão de sono e provocar um sono insuficiente. Está comprovado que o Cigarro também piora a insônia para quem já tem, ou causa em quem ainda não tem.