Conheça os benefícios de subir e descer escadas

Conheça os benefícios de subir e descer escadas




Uma nova tendência de exercício ganha força entre os adeptos da prática de subir e descer escadas, tanto que alguns programas de exercícios são especialmente criados para serem feitos em escadas. Além do mais é fácil encontrar uma escada e aproveitar para se exercitar. O exercício é aeróbico, ajuda a queimar gorduras, eliminar a Celulite e melhora a saúde cardiovascular.

Por que é bom subir escadas?
Como foi dito anteriormente, se trata de uma atividade aeróbica muito eficaz para trabalhar os músculos das pernas, queimar gorduras da parte inferior do corpo e gastar energia. Estimula a quebra de moléculas dos macronutrientes dos alimentos consumidos, consequentemente, ajudando a eliminar a gordura armazenada no corpo. A frequência cardíaca e a capacidade pulmonar melhoram notavelmente.

>> No processo de queima de calorias, a gordura armazenada dentro das células do tecido adiposo começa a desaparecer, por isso que subir escadas é excelente para combater a celulite, o pesadelo que ataca a grande maioria das mulheres.




Uma pessoa de 65 quilos pode queimar cerca de 500 calorias ao descer e subir escadas no período de uma hora. Isso dependerá da velocidade e da quantidade de degraus, mas isso é só uma média para ter ideia da eficácia desse exercício que não necessita de nenhum elemento adicional, nem pagamento de mensalidades em academias.

Além de auxiliar na redução de peso, traz efeitos positivos na saúde a curto, médio e longo prazo. Ajuda a reduzir notavelmente os níveis de colesterol ruim no sangue e a probabilidade de adquirir enfermidades crônicas como problemas cardiovasculares, diabetes e até mesmo alguns tipos de câncer, proporcionando energia e vitalidade.

Se o objetivo é queimar gorduras nas pernas e na zona abdominal, uma dica é subir escadas da próxima vez que chegar ao local de trabalho. Se parece difícil cumprir essa rotina de segunda à sexta, pode-se  exercitar aos finais de semana. É importante manter a postura ereta e usar roupa adequada para exercícios. O mais importante é consultar um médico para exames e  liberação de exercícios físicos (cardiologista ou clínico geral que encaminhe para o especialista).




O que é melhor: subir ou descer escadas?
Essa pergunta é muito habitual entre os praticantes dessa atividade ou entre aqueles que demonstram certo interesse no assunto. Segundo especialistas, as duas alternativas são igualmente benéficas, mesmo assim, não trabalham os mesmos músculos. Por isso que o recomendável é subir e descer.

As pernas ficarão mais torneadas, a cintura mais fina, adquirindo preparo físico e disposição no dia-a-dia. Ao subir ou descer escadas, a intensidade da atividade é quase a mesma. Na subida, glúteos e quadríceps são trabalhados, enquanto que ao descer só os quadríceps que trabalham controlando o impacto da gravidade.

As duas atividades devem ser exercidas de maneira que os músculos sejam tonificados igualmente nos dois lados do corpo, assim como a redução de gordura. O ideal é fazer o exercício duas vezes por semana e logo o resultado será notado.

Treinamento na escada
São tantos os benefícios de subir e descer escadas que diferentes rotinas e combinações de exercícios foram criadas. Alguns exercícios que podem ser feitos nas escadas:

Correr
Suba escadas com velocidade. Recupere o fôlego descendo e repita o mesmo procedimento três vezes.




Subir na ponta dos pés
Suba as escadas com as pernas juntas e dando saltos de degrau em degrau, para alcançar resultados satisfatórios, o exercício deverá ser feito em pelo menos dez degraus. Repita mais três séries, isso ajuda a melhorar a força explosiva e a elasticidade dos músculos.

Saltar a cada dois degraus
Suba de dois em dois degraus, salte pelo menos seis vezes, o que corresponde a 12 degraus. Faça quatro séries e desça.

Subir com um pé só
Dando saltos com uma só perna, flexione a outra perna para trás, de modo que ao saltar, essa perna não toque o chão. Fazer quatro séries (duas com cada perna) e descansar na descida.




Elevar o calcanhar até tocar as coxas
Realize um salto mais amplo, elevando o calcanhar até tocar as coxas ou os glúteos, alternando entre perna direita e esquerda. Faça 4 séries de 10 degraus cada uma.

Se há escadas em casa, o ideal é  programar uma rotina de exercícios, aumentando a velocidade e frequência de treinamento depois de duas semanas. Depois se pode também incluir alguns acessórios como peso.

>> Clique para ver + dicas de saúde e bem estar